O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram de reunião bilateral com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, nesta sexta-feira (7/11), durante a Cúpula de Líderes da COP30, em Belém (PA). O encontro reafirmou o compromisso entre Brasil e Portugal na promoção de uma transição energética segura, inclusiva e sustentável, baseada em inovação, eficiência e cooperação técnica.
Na ocasião, Silveira destacou avanços significativos no setor elétrico brasileiro, entre eles a renovação, por mais 30 anos, da concessão da empresa portuguesa EDP no Espírito Santo, que garante o fornecimento de energia a 70 municípios e beneficia 1,7 milhão de consumidores. O novo contrato prevê investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões até 2030, voltados à modernização do atendimento, à digitalização e automação das redes e ao fortalecimento da resiliência do sistema elétrico, ações essenciais para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
“Esse é o tipo de iniciativa que o governo do presidente Lula apoia e estimula: investimentos de longo prazo, que geram desenvolvimento, qualidade de vida para a população e segurança energética para o país. Seguimos firmes na missão de levar energia limpa, confiável e acessível a todas casas, comércios, escolas e hospitais do país”, destacou Silveira.
Durante a reunião, os ministros reafirmaram o compromisso entre Brasil e Portugal na promoção de uma transição energética segura, inclusiva e sustentável, baseada em inovação, eficiência e cooperação técnica. O encontro foi pautado pelas agendas de mineração e energia elétrica, com destaque para as parcerias que os dois países vêm consolidando por meio de Memorandos de Entendimento.
No âmbito do setor energético, a parceria busca fomentar a cooperação institucional e técnica em áreas estratégicas, como energias renováveis, eficiência energética, armazenamento, redes inteligentes e combustíveis limpos – incluindo hidrogênio e biometano. Já no setor mineral, o Memorando aprofunda a cooperação técnico-científica nas áreas de cartografia geológica, minerais estratégicos, remediação ambiental, mineração urbana, hidrogeologia e uso de tecnologias digitais.
“Brasil e Portugal compartilham uma visão de futuro que une sustentabilidade, segurança energética e crescimento econômico, uma parceria que se traduz em benefícios concretos e duradouros para toda a população dos dois países”, afirmou o ministro.
Cooperação Brasil-Portugal
Brasil e Portugal mantêm laços econômicos sólidos. O Brasil é o sétimo maior exportador para o mercado português, com destaque para combustíveis, derivados e produtos do agronegócio. Em 2023, o fluxo comercial total entre os dois países alcançou US$ 4,8 bilhões. Além disso, Portugal é o 20º maior investidor direto no Brasil e o 15º destino dos investimentos brasileiros no exterior.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


