LUTO NO ESPORTE: Referência do judô local e nacional, sensei Alessandro Nascimento morre em Campo Grande

Alessandro Nascimento, conhecido como Buiú, deixa legado ao judô de MS - Foto: Divulgação

Conhecido como Buiú, ele era um ícone do judô estadual e deixa um grande legado como atleta e treinador.

Uma das referências do judô sul-mato-grossense, técnico da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), Alessandro Nascimento, conhecido como Buiú, morreu na tarde desta segunda-feira (26), em Campo Grande.

Segundo informações da família, Buiú estava internado na Santa Casa desde o dia 25 de abril, devido a complicações de saúde após uma cirurgia e enfrentando pancreatite.

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) comunica o falecimento do sensei e ressaltou a importância dele para a modalidade. “Alessandro construiu uma trajetória exemplar no esporte”, diz a nota.

Alessandro iniciou no judô aos 10 anos, por meio de um projeto social e, desde então, dedicou sua vida à modalidade como atleta, treinador e formador de judocas, entre eles, sua filha, Aléxia Vitória Nascimento, multicampeã e destaque da nova geração.,

Segundo a CBJ, em 2022, ele recebeu o 6º dan e a honraria da faixa coral, reconhecimento máximo da sua trajetória, ética e contribuição ao judô brasileiro.

“Seu legado é marcado não apenas pelas conquistas nas competições, mas também pelo compromisso com a formação de novos atletas, paixão pelo ensino e pela promoção dos valores do judô”, dia a confederação.

A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) também emitiu nota de pesar.

“Atleta dedicado, técnico exemplar e grande liderança no judô sul-mato-grossense e nacional, Buiú foi presidente da Associação Atlética Judô Futuro, e teve uma trajetória marcada por conquistas e representações internacionais, levando o nome do Brasil aos tatames do mundo com honra e dedicação”, diz a nota.

Ainda segundo a federação, Buiú deixa um grande legado para o judô sul-mato-grossense, tanto como competidor, quanto de dedicação a formação de atletas.

“Seu carisma, alegria e compromisso com os valores do esporte permanecerão vivos na memória de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e caminhar ao seu lado”, acrescenta a FJMS.

Legado

Buiú é pai e treinador da judoca sul-mato-grossende Alexia Vitoria Nascimento, campeã brasileira e pan-americana de judô.

Nascida e criada em Campo Grande, ela iniciou na modalidade devido às influências do pai Alessandro Nascimento.

Aléxia estava junto com a delegação brasileira na Olimpíada de Tóquio 2021, no Japão, onde integrou a equipe de apoio do time olímpico de judô, que brigou por medalhas nos tatames.

Ela estava na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, mas uma lesão no joelho a deixou de fora.

Fonte: Correio do Estado