Maior obra de infraestrutura do Novo PAC, o túnel Santos-Guarujá atraiu investimentos de R$ 6,8 bilhões em leilão realizado nesta sexta-feira, 5 de agosto, da sede da B3, em São Paulo. Na disputa pelo direito de construir e operar o primeiro túnel imerso da América Latina, a empresa portuguesa Mota-Engil foi a vencedora do leilão, com a melhor proposta sobre a contrapartida do poder público para o projeto.
Estamos viabilizando a execução dessa obra importantíssima com parceria público-privada para construir e operar por 30 anos um túnel que vai passar pedestre, bicicleta, moto, carro, ônibus, caminhão, VLT, reduzindo custos e aumentando e fortalecendo a nossa economia”
Geraldo Alckmin,
vice-presidente da República
A Mota-Engil, que superou a concorrente espanhola Acciona na disputa, tem participação de 32,4% da empresa chinesa CCCC (China Communications Construction Company), com expertise na construção de obras imersas, como o túnel Taihu, o maior da China, com 10,8 quilômetros de extensão. O leilão foi definido com a abertura das propostas apresentadas no início da semana pelas concorrentes.
O vice-presidente e ministro ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância que a obra terá para o porto e sobretudo para a população da Baixada Santista. “Estamos viabilizando a execução dessa obra importantíssima com parceria público-privada para construir e operar por 30 anos um túnel que vai passar pedestre, bicicleta, moto, carro, ônibus, caminhão, VLT, reduzindo custos e aumentando e fortalecendo a nossa economia”, afirmou Alckmin.
“É o fim de uma espera de 100 anos. É um projeto grandioso, que além de ligar Santos a Guarujá, vai gerar emprego e renda, melhorar a logística do Porto de Santos e a mobilidade da região”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando do empenho do Governo do Brasil em tirar do papel o projeto.
1,5 KM – O túnel, que é uma obra inédita de engenharia no Brasil, terá extensão de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros imersos. “O importante é que a população de São Paulo finalmente vai ver uma obra, imaginada 100 anos atrás, sair do papel. É esse espírito que deve presidir os trabalhos sempre. Daqui a alguns anos, vamos celebrar a inauguração dessa obra e tanta gente vai ser beneficiada. E nós vamos nos lembrar do dia de hoje, pois é assim que se faz política, é assim que se constrói a democracia”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Ainda neste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos realizará outros leilões, que vão somar investimentos de cerca de R$ 20 bilhões. Entre os certames, estão outros dois empreendimentos no Porto de Santos: o terminal de contêineres Tecon Santos 10 e o canal de acesso ao porto. Também serão leiloados em 2025 o canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) e terminais portuários privados. “O sucesso desse leilão mostra a confiança dos investidores no Brasil, que se apresenta como uma importante janela de oportunidades, pela segurança jurídica, pela robusta carteira de projetos e pelas opções de crédito existentes no País”, explicou Costa Filho.
É o fim de uma espera de 100 anos. É um projeto grandioso, que além de ligar Santos a Guarujá, vai gerar emprego e renda, melhorar a logística do Porto de Santos e a mobilidade da região”
Silvio Costa Filha,
ministro de Portos e Aeroportos
MARTELO BATIDO – O projeto é retrato do fortalecimento do pacto federativo reforçado pelo Novo PAC, em que cada governador fez uma lista das obras prioritárias. Assim, a obra é uma parceria entre o Governo do Brasil e o estado de São Paulo. Como símbolo disso, Silvio Costa Filho, Geraldo Alckmin e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, bateram o martelo na B3. “Hoje podemos celebrar a participação das empresas que enriqueceram esse processo, ajudaram a gente ter um projeto muito mais crível, mais ajustado e mais propenso ao sucesso”, destacou Tarcísio.
ENCURTANDO DISTÂNCIAS – O túnel Santos-Guarujá promete transformar a mobilidade da Baixada Santista. A ligação fixa entre as duas cidades reduzirá o tempo de travessia para apenas dois minutos. Hoje, a travessia de balsa leva em média 18 minutos – sem contar filas e atrasos –, enquanto pela estrada o percurso pode chegar a uma hora para completar os 40 quilômetros.
LONGA ESPERA – Desde os anos 1920, quando Santos já despontava como o maior porto da América Latina, a população da Baixada Santista convive com uma espera que atravessou gerações, a promessa de uma ligação definitiva com o Guarujá. O porto se consolidava como motor do desenvolvimento nacional, a movimentação de cargas crescia ano a ano e a travessia por balsas, ainda que vital, começava a se mostrar insuficiente. Foi nesse contexto que nasceu a ideia de uma travessia seca entre as duas margens, um sonho que atravessaria o século XX sem se concretizar.
- Impactos positivos do novo túnel para a população
BENEFÍCIOS – A estrutura de seis faixas de tráfego (três por sentido) – incluindo ciclovia, passagens para pedestres e espaço reservado para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) – trará fim à espera nas filas das balsas e à dependência de deslocamentos longos por veículos, o que tornará o cotidiano menos estressante para quem precisa transitar entre as duas cidades. Além de transformar a mobilidade urbana, o túnel vai estimular a economia local e melhorar diretamente a qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que vivem nas cidades de Santos e Guarujá e impactar toda a região.
MOBILIDADE – Além do túnel outra grande obra de infraestrutura começa a se tornar realidade para a cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo. O Aeroporto Civil Metropolitano, que está em fase de conclusão das obras e deverá ser entregue no início de 2026, junto com o túnel Santos-Guarujá vão inaugurar uma nova era de mobilidade na Baixada Santista.
Fonte: Casa Civil