Mais 17 municípios de MS recebem caravana de castrações de pets; confira a lista

Foto: Samuel Rocha/Setesc

Em 64 dias de atividades, a Caravana resultou em 8.258 animais castrados, microchipados, medicados e recebendo roupinhas cirúrgicas e colares pós-operatórios

A nova fase do cronograma de castrações de cães e gatos no Mato Grosso do Sul seguirá atendendo em 17 municípios do estado a partir de outubro.

De acordo com o Governo do Estado, 19 municípios já foram contemplados com a iniciativa. Em 64 dias de atividades, a Caravana resultou em 8.258 animais castrados, microchipados, medicados e recebendo roupinhas cirúrgicas e colares pós-operatórios.

A caravana passará pela 3ª região nos municípios de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina, Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Japorã e Iguatemi.

As atividades começam em 8 de outubro, em Nova Alvorada do Sul, e seguem até 10 de dezembro, em Iguatemi.

Em seguida, a Caravana retorna em 15 de janeiro, já com o início de um novo cronograma da quarta região.

Finalizada a programação de atendimentos nos municípios do interior do Estado, a Caravana da Castração chega a Campo Grande, etapa que deve encerrar o ciclo em abril.

A Caravana já mostrou seu impacto em todo o Estado e cada treinamento é essencial para garantir que o município esteja preparado, garantindo qualidade, transparência e respeito à causa animal.

Para a nova etapa de castrações, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), organiza o treinamento dos pontos focais da terceira região do Estado para a chegada da Caravana da Castração.

A capacitação para atendimento à 3ª região será realizada no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande, nesta quarta-feira (24), das 8h às 15h.

O projeto vem ajudando a ampliar o SigPet (Sistema Gestor de Pets), ferramenta digital que ultrapassou 16 mil cadastros no Mato Grosso do Sul e se consolidou como um sistema acessível para cadastro e agendamento das castrações.

Segundo o Governo do Estado, a Caravana da Castração vem despertando a atenção de prefeituras em todo o Estado.

Municípios que ainda não foram contemplados têm procurado a Suprova e a Setesc para aderirem à iniciativa, “salientando o impacto positivo da ação e sua importância dentro do conceito de Saúde Única, que integra saúde animal, humana e ambiental”, descreveu o governo.

A Caravana da Castração atua no controle populacional responsável de cães e gatos, com impacto direto na saúde pública e na prevenção de zoonoses. O projeto inclui ações educativas, cadastro digital e microchipagem para garantir a rastreabilidade dos animais atendidos.

Fonte: Campograndenews