19.5 C
Ponta Porã
quarta-feira, 21 de outubro, 2026

Manifestantes mascarados e policiais entram em confronto na av. Paulista, em SP

06/11/2013 07h20

A manifestação foi convocada pelos grupos Anonymous e Black Bloc através das redes sociais, que nomearam o movimento como Dia Mundial da Resistência e Rebelião Popular

O estadão

Manifestantes mascarados e policiais militares entraram em confronto durante protesto na avenida Paulista, na área central de São Paulo, na noite desta terça-feira (5). Cinco pessoas foram detidas, de acordo com a rádio CBN.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas participaram do ato. Por volta das 22h, elas bloqueavam os dois sentidos da via quando houve confronto entre participantes do ato e PMs. Cinco manifestantes foram detidos e levados para o 78º DP (Jardins).

Antes disso, às 21h10, o grupo interditou a rua Abílio Soares, no sentido centro, perto da Assembleia Legislativa de São Paulo, na zona sul da capital.

Os participantes do ato se concentraram no começo da noite no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. Poucos antes das 20h, bloquearam a pista no sentido Paraíso da avenida Paulista e depois seguiram em caminhada pela avenida Brigadeiro Luís Antônio em direção ao parque Ibirapuera, na zona sul.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda aos motoristas que evitem a região da avenida Paulista. Uma alternativa é utilizar a alameda Santos.

Protestos pelo mundo

Manifestantes convocados pelo grupo Anonymous, por meio da internet, foram às ruas hoje também no Rio, Porto Alegre e em diversas partes do mundo –Estados Unidos, Ásia, Oriente Médio, África e Europa. A rede de ciberativistas estabeleceu o 5 de novembro como dia mundial da resistência e rebelião popular.

No Rio, os ativistas saíram da Candelária às 18h e seguiram pela avenida Rio Branco até a Cinelândia, na área central. Dali seguiram até a Assembleia Legislativa. A PM acompanhava o ato, pacífico. O grupo fez diversas reivindicações, entre elas a libertação de Jair Seixas, o Baiano, preso após manifestação realizada em 15 de outubro.

A máscara de Guy Fawkes, figura histórica da Conspiração da Pólvora, ocorrida na Inglaterra do século 17, voltou a aparecer nas manifestações. O rosto do personagem ficou famoso com o filme “V de Vingança”. (Com Estadão Conteúdo)

Miguel Schincariol/AFP