Mapa entrega máquinas agrícolas para modernizar a produção em nove municípios do Rio de Janeiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado do Rio de Janeiro (SFA-RJ), realizou, na manhã desta sexta-feira (30), a entrega de máquinas agrícolas do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) a nove municípios fluminenses.

A cerimônia aconteceu no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, localizado em Parada de Lucas, na capital do estado.

A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo fortalecer a infraestrutura rural dos municípios, proporcionando melhores condições de trabalho aos produtores rurais, desde o plantio até a comercialização da produção. O investimento é viabilizado por meio de emendas parlamentares.

Nesta etapa, foram entregues oito retroescavadeiras e uma motoniveladora. Os equipamentos serão utilizados, prioritariamente, na recuperação e manutenção de estradas vicinais, vias essenciais para o escoamento da produção agropecuária e para a mobilidade das populações rurais.

Os municípios contemplados com retroescavadeiras foram: Itatiaia, Itaocara, Piraí, Paraíba do Sul, Quissamã, Engenheiro Paulo de Frontin, Casemiro de Abreu e Varre-Sai. Já o município de Quatis, localizado na região do Vale do Paraíba, recebeu uma motoniveladora.

Representando o Mapa na solenidade, o superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Agnaldo Pinto da Silva, ressaltou a relevância estratégica do maquinário para o desenvolvimento local. “Esses equipamentos chegam para fortalecer a estrutura produtiva dos municípios, apoiando e facilitando o trabalho dos produtores rurais, do cultivo ao escoamento da produção. A ação contribui diretamente para o fortalecimento do agro fluminense, além de gerar renda e desenvolvimento para as famílias do campo”, afirmou.

Com esta nova etapa, o Governo Federal soma 45 equipamentos entregues por meio do Promaq no estado do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 30 municípios.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária