Mapa participa de evento vinculado à COP30 sobre governança, cadeias e rastreabilidade na nova economia climática

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) marcou presença em um dos eventos vinculados à COP30 que discutiu “Governança, Cadeias e Rastreabilidade: Transparência como Valor na Nova Economia Climática”. O encontro foi realizado na Casa Cubo Elephant Coworking, neste domingo (16), pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e reuniu representantes do setor público e privado.

O auditor fiscal agropecuário do Mapa, Luís Rangel, apresentou as políticas públicas da Pasta alinhadas à nova economia climática, por meio da contabilidade nacional agregada, com os dados do setor privado. 

Ele citou, por exemplo, o Plano ABC+que incentiva práticas de produção sustentável e tecnologias de baixa emissão de carbono; o Programa Caminho Verde Brasil, que estimula investimentos em iniciativas ambientais e mecanismos de remuneração por serviços ecossistêmicos; e a evolução dos Planos Safra, que têm ampliado linhas de crédito voltadas para sistemas produtivos mais sustentáveis. 

O painel também contou com representantes do setor financeiro, da indústria e de outras instituições, que discutiram a importância da transparência, da governança e da rastreabilidade para o fortalecimento da nova economia climática.

Informações à imprensa
[email protected]

 

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária