A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participou nesta quinta-feira (21) da reunião extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na sede da entidade, em Brasília.
Na ocasião, a ministra destacou a importância de inserir conteúdos relacionados à igualdade de gênero nos currículos escolares, da educação infantil à pós-graduação, como estratégia para promover mudanças culturais duradouras. “A gente tem que assegurar a entrada desse conteúdo nos currículos. Isso muda a visão, muda a formação. Uns vão entrar por aqui e sair por ali, mas não tem problema: nosso papel é cumprir nossa função, nossa missão. Precisamos também de políticas de igualdade de gênero dentro da política universitária, em relação a estudantes, docentes, técnicos e trabalhadores”, afirmou.
Durante o encontro, ela também ressaltou a possibilidade de implementar projetos de extensão em parceria com o Ligue 180, utilizando os veículos de comunicação das universidades, como rádios e canais de televisão, como aliados na divulgação e conscientização.
Protagonismo feminino na Andifes
Atualmente, a Andifes é composta por 61 mulheres, sendo 27 reitoras e 34 vice-reitoras. A primeira presidenta da Associação foi a reitora da UFMG, Vanessa Guimarães. Hoje, três vice-presidências são ocupadas por mulheres, e a Secretaria Executiva também é conduzida por uma gestora, o que reforça o protagonismo feminino na liderança das universidades federais.
- Ministra Márcia Lopes participa de reunião da Andifes
Fonte: Ministério das Mulheres