21.5 C
Ponta Porã
sábado, 27 de abril, 2024
InícioVariedadesCelebridadesMartha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre aos 83 anos no Rio

Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre aos 83 anos no Rio

R7

Martha morreu em decorrência de de um infarto do miocárdio, com parada respiratória, disse um amigo

Na publicação, ele contou que Martha morreu em decorrência de um infarto do miocárdio, com parada respiratória.

“Embora tenha sido socorrida por um médico e encaminhada de ambulância para um hospital, não chegou à tempo”, disse.

Maria Martha Hacker Rocha, Martha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954, aos 18 anos. O concurso aconteceu no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Em julho daquele mesmo ano, logo depois de chegar aos Estados Unidos, Martha tornou-se a favorita nas casas de apostas para vencer o Miss Universo. No entanto, ficou em 2º lugar, perdendo para a americana Miriam Stevenson.

Considerada por muitos anos a mulher mais bonita do Brasil, Martha foi Miss Bahia e teve três filhos, Álvaro e Carlos, com  Álvaro Piano, que a deixou viúva antes dos 23 anos, e Claudia, da união com Ronaldo Xavier de Lima.

Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre aos 83 anos no Rio
Martha Rocha deixou três filhos — Foto: Reprodução

Mundo miss ‘órfão’, diz Deise Nunes

Miss Brasil 1986, Deise Nunes lamentou a perda da colega de passarela em entrevista à GloboNews.

“Uma grande referência para todas as misses. Hoje, com certeza, o “mundo miss”, que é um mundo gigantesco de pessoas que gostam dos concursos de beleza e que têm uma simpatia enorme por Martha Rocha, hoje todo mundo se sente um pouco órfão, enlutado, com a perda dessa grande mulher”, declarou Deise.

Deise conta ainda que a beleza de Martha chamava muita atenção em todos os lugares: “Uma mulher belíssima, com uns olhos maravilhosos. Esses olhos quando chegavam eles iluminavam esses lugares por onde passavam. Eu tive a felicidade e o privilégio de conhecê-la num baile de carnaval e depois nós estivemos juntas em São Carlos, no interior de São Paulo, onde pudemos conversar mais.

Em uma de suas lembranças, Deise conta que ficou hipnotizada quando viu Martha pela primeira vez. “Martha sempre foi um mulher encantadora. E me lembro que a primeira vez que vi Martha Rocha eu fiquei parada na frente dela, olhando, quase que não acreditando que eu estava na frente daquela mulher que tinha sido miss Brasil e que, por pouco, não foi Miss Universo”, relembrou.

Martha Rocha morreu no sábado (4), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, aos 87 anos. O corpo da baiana nascida em Salvador foi enterrado neste domingo (5), no Cemitério no Santíssimo Sacramento, segundo confirmou ao G1 um dos três filhos, Álvaro Piano.

Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954, em um concurso no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do RJ.

Vida de celebridade

O jornalista Artur Xexéo contou que, após vencer o concurso de miss, Martha passou a ser acompanhada por admiradores e pela imprensa como uma celebridade.

“O Brasil estava um pouco deprimido, teve toda uma questão política daquele ano, a morte do Getúlio Vargas. E, de repente, a gente ganha um concurso internacional, e tinha uma mulher linda representando o Brasil para o mundo inteiro. Então foi um acontecimento mesmo. Quando ela casou, quando separou, quando ela aparecia numa festa, todas as atenções se voltavam para ela e era notícia no dia seguinte.”