Mato Grosso do Sul recebe profissionais do Mais Médicos para reforçar atendimento

Reprodução, Ministério da Saúde

Além do Estado, outros 22 receberão profissionais formados no exterior, que finalizaram o MAAv (Módulo de Acolhimento e Avaliação).

Mato Grosso do Sul receberá mais dois médicos para atuação em Campo Grande e nos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), por meio do Programa Mais Médicos, reforçando a atenção à saúde e à população local. Além do Estado, outros 22 receberão profissionais formados no exterior, que finalizaram o MAAv (Módulo de Acolhimento e Avaliação).

Com a chegada desses médicos, o Ministério da Saúde espera impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS, além de avanços significativos na saúde indígena.

Antes de iniciar suas atividades, os médicos passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de atuação.

Com a meta de alcançar 28 mil profissionais até o final de 2025, o Programa Mais Médicos já assegura assistência a mais de 64 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, cerca de 24,9 mil médicos atuam em 4,2 mil municípios, o que corresponde a 77% do território nacional.

Dentre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos DSEIs (Distritos Sanitários Indígenas), com 601 profissionais atuando nessas regiões.

Fonte: Midiamax