14.8 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioRegiãoCorumbáMaus-tratos: "Que as pessoas tenham consciência e não maltratem os animais", diz...

Maus-tratos: “Que as pessoas tenham consciência e não maltratem os animais”, diz delegada corumbaense

Tatiana Zyngier realizou pronunciamento pela Policia Civil após mulher atropelar e matar cão em Corumbá.

“Que as pessoas tenham consciência de que não podem maltratar os animais, existe uma vida ali, e a Polícia Civil de Corumbá está disposta a combater qualquer tipo de abuso”, disse a delegada corumbaense, Tatiana Zyngier,  após registro de maus-tratos animais na cidade a 428 quilômetros de Campo Grande.

O pronunciamento divulgado em uma rede social da Polícia Civil, ocorreu após uma mulher de 32 anos atropelar propositalmente e matar um cachorro na Rua Nossa Senhora da Candelária na cidade do interior. A autora  do atropelamento foi presa , mas responderá em liberdade por maus-tratos e desacato. De acordo com a delegada , como o animal morreu, a pena pode sofrer acréscimo de 30%.

“Recebemos uma denúncia proposital na qual a condutora do veículo passou propositalmente por cima do animal, que morreu após agonizar”, disse Tatiana Zyngier.

A denúncia ocorreu após um homem presencial a ação da condutora e questionar sua postura ao atropelar e levar o cão a óbito ontem(11). 

De acordo com a testenhunha, a motorista do veículo Hilux assumiu a responsabilidade pelo atropelamento e disse “atropelei mesmo porque lugar de cachorro não é na rua”. 

De acordo com a lei nº 13.330, voltada para vida e na integridade física dos animais prevê sanções para crimes contra animais.

  • Matar cão ou gato (2 a 4 anos de reclusão);
  • Omissão de socorro de cão ou gato (1 a 2 anos de detenção);
  • Abandonar cão ou gato (1 a 3 anos de detenção);
  • Promover luta entre cães (1 a 3 anos de detenção);
  • Expor a perigo a vida, a saúde ou a integridade física de cão ou gato (2 a 4 anos de detenção).

“Quem identificar qualquer abuso pode contatar a Polícia Civil”, disse a delegada. O número para contatos no município é  3234-7115

*matéria atualizada às 18h30 para acréscimo de informações