MCTI destaca avanços em ciência e inteligência artificial no Fórum RNP 2025 em Brasília

A 14ª edição do Fórum RNP 2025 tem como tema As Tecnologias que nos Conectam e Transformam e ocorre no Royal Tulip Brasília Alvorada. Foto: ilustração

Começou nesta segunda-feira (15), em Brasília (DF), a 14ª edição do Fórum RNP. Com o tema As Tecnologias que nos Conectam e Transformam, o evento reúne gestores, pesquisadores, representantes do setor privado e autoridades públicas para debater o papel estratégico das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação, pesquisa, saúde, cultura e defesa. O encontro da da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ocorre no Royal Tulip Brasília Alvorada e segue até quinta-feira (18). 

O MCTI participa do painel sobre o Programa Conecta, que inclui a inauguração do Centro Nacional de Dados de Brasília, em parceria com a Elea Data Centers. A unidade do Distrito Federal será a segunda, das três previstas.  

A iniciativa executada pela RNP visa ampliar a capacidade de armazenamento científico do País. A ideia é facilitar o compartilhamento de pesquisas de ponta e fornecer a instituições públicas de pesquisa e de ensino infraestrutura avançada de redes. 

De acordo com a RNP, o Brasil lidera o ranking de volume de produção de conhecimento na América Latina e, por isso, é essencial contar com instalações especializadas para armazenar, processar e disponibilizar com segurança grandes volumes de dados científicos e tecnológicos. 

Na quarta-feira (17), o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, do MCTI, Hugo Valadares, participará do painel Transformando o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) em Impacto: Ciberinfraestrutura, Pesquisa, Conhecimento e Políticas Públicas para um Brasil Inteligente. Ele apresentará os avanços do PBIA 2024-2028, lançado na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com investimento previsto de R$ 23 bilhões, em quatro anos. O objetivo é tornar o Brasil referência em inteligência artificial (IA). 

No evento serão debatidos temas estratégicos, como o desenvolvimento de soluções de IA para a melhoria de serviços públicos, a redução de desigualdades sociais, a inclusão e o fortalecimento de políticas públicas.  

Fórum RNP   

O Fórum RNP consolida-se como um espaço de colaboração e cocriação, conectando gestores de instituições de ensino superior públicas e privadas, coordenadores, pesquisadores, profissionais e fornecedores de TIC. É também uma oportunidade para compartilhar experiências e explorar as tendências que moldam o futuro das TIC, promovendo a aproximação entre comunidades de educação, ciência, saúde e cultura e ampliando a visão sobre redes, inovação e sustentabilidade. 

Ao longo dos quatro dias de programação, os participantes terão acesso a palestras, painéis e área de exposição, com debates sobre temas como segurança e privacidade no mundo digital, redes avançadas (5G, IoT e conectividade), ética e impactos da inteligência artificial, além de modelos inclusivos de governança e liderança em inovação. 

Veja a programação completa no site do Fórum RNP. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação