MCTI detalha PBIA em audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

Reprodução: TV Câmara

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) foi tema de uma audiência pública realizada, nesta quarta-feira (27), pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, os parlamentares presentes na reunião puderam conhecer os detalhes da estratégia nacional para o uso da IA e que busca desenvolver soluções que melhorem significativamente a qualidade de vida da população, otimizando a entrega de serviços públicos e promovendo a inclusão social.

“Essa comissão é um lugar de suma importância para que a gente consiga discutir o papel do plano de IA para o Brasil, que se coloca hoje como um player mundial nesse tema e o país está preocupado. O presidente Lula já deu ordens para que a gente acompanhe e que a gente se torne uma grande potência de IA no Brasil”, enfatizou o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Hugo Valadares, que representou o MCTI na ocasião.

Valadares fez um extenso apanhado das ações da pasta sobre o tema. Lançado em 2024, o PBIA prevê investimentos de até R$ 23 bilhões em iniciativas como a construção de um supercomputador nacional, capacitação de profissionais e apoio à pesquisa aplicada.

“Eu fui com a ministra ver o computador Santos Dumont, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), e de fato ali pode ser o grande datacenter nosso, pela potência, pela capacidade que aquele computador. Tem, que pode ser, de fato, a nossa base principal para esse desenvolvimento público, porque esse é um equipamento público”, enfatizou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que participou da audiência presidida pelo deputado Dr. Zacarias Calil (União/GO).

Segundo o diretor do MCTI, na próxima semana será realizada a segunda reunião do grupo de trabalho do PBIA no Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital), sob coordenação do secretário-executivo do MCTI, Luiz Fernandes. O encontro trará atualizações dos ministérios da Esplanada e marcará um novo momento do PBIA, que neste ano foi incorporado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) como 11º programa estratégico, denominado como IA Brasil, tornando-se a primeira iniciativa exclusiva voltada para temas de inteligência artificial no país. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação