O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) marcou presença no evento “Brasil que Inova: Embrapii impulsiona o futuro da indústria”, realizado nesta segunda-feira (5), em Goiânia (GO). Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o encontro reuniu parceiros institucionais, pesquisadores e representantes do setor produtivo para apresentar resultados, demonstrar tecnologias desenvolvidas, anunciar a ampliação da rede de unidades credenciadas e firmar novas parcerias estratégicas.
O secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD/MCTI), Henrique Miguel, transmitiu uma mensagem da ministra Luciana Santos em reconhecimento à atuação da Embrapii e de todo o ecossistema de inovação presente no evento.
Henrique Miguel ressaltou que a Embrapii foi idealizada para ser a “Embrapa da indústria” e hoje é uma peça-chave no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O avanço que já se conseguiu nesse espaço de tempo é realmente significativo e impactante”, disse o secretário, ao destacar também o apoio contínuo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outras agências de fomento.
O secretário lembrou que a Embrapii coordena dois Programas Prioritários de Investimento (PPIs) da Lei de TICs, o IoT/Manufatura 4.0, além do HardwareBR – que já viabilizaram a criação de oito centros de competência.
“Várias empresas e instituições de pesquisa querem utilizar de todos os mecanismos existentes, e aquelas que são elegíveis querem participar e se tornar unidades e centros de competência Embrapii”, afirmou, defendendo que estruturar e fortalecer universidades e centros de pesquisa é fundamental para o avanço da inovação no Brasil.
O diretor-presidente da Embrapii, Alvaro Prata, enfatizou o papel da instituição na articulação entre governo, empresas e academia para fortalecer a base tecnológica do país. “Estamos aqui para fortalecer a indústria nacional, para fortalecer os empresários e as empresas que geram emprego, geram riqueza e que transformam o nosso país. Sabemos que, cada vez mais, as nossas empresas precisam ser competitivas, e a maneira de incorporar as grandes revoluções em curso é através da inovação”, pontuou.
Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI), Daniel Almeida Filho, destacou a parceria estratégica entre a SETEC e a Embrapii. Ele apontou que são “instituições-irmãs no fomento à inovação”.
“A ideia de integrar o desenvolvimento tecnológico feito nas instituições de ciência e tecnologia ao setor produtivo, principalmente industrial é uma tarefa premente da Secretaria. Por isso, costumo dizer que a SETEC é a Embrapii ponto gov, ou que a Embrapii é a SETEC S.A.”, discursou.
O secretário ainda acrescentou a agilidade e os resultados concretos da Embrapii, como a média de 5,8 dias para liberação de recursos às empresas.
“Inovação hoje é um ato de sobrevivência e cabe ao governo compartilhar o risco tecnológico com o setor produtivo por meio de financiamento direto ou benefício fiscal”, completou Daniel Almeida Filho.
Parceria estratégica pela inovação
Vinculada ao MCTI, a Embrapii atua em parceria com instituições de pesquisa e empresas, estimulando a inovação industrial por meio de um modelo ágil de cofinanciamento. A estratégia permite o desenvolvimento de soluções tecnológicas em áreas como transformação digital, inteligência artificial, transição energética e biotecnologia.
A Embrapii já apoiou 3,2 mil projetos de inovação realizados por 2,1 mil empresas em todo o país, somando R$ 6 bilhões em investimentos. Conta atualmente com 93 Unidades credenciadas, distribuídas em regiões estratégicas, e mantém sua atuação focada no fortalecimento da base tecnológica da indústria nacional.