MD promove simpósio internacional sobre combate a incêndios florestais com tecnologia aeroespacial

Brasília (DF), 19/11/2025 – O Ministério da Defesa (MD) reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir soluções inovadoras no combate a incêndios florestais. Nos dias 18 e 19, a Escola Superior de Defesa (ESD) sediou o 1º Simpósio Internacional de Combate a Incêndios Florestais com Emprego Aeroespacial (Aerofire), que trouxe sete painéis sobre prevenção, monitoramento e enfrentamento do fogo em todos os biomas brasileiros.

20251119 - Aerofire Capa.jpg
.

O evento contou com representantes das Forças Armadas, órgãos civis, pesquisadores e empresas do setor aeroespacial, reforçando a integração entre tecnologia, ciência e operações de campo.

Um dos destaques foi a apresentação do KC-390 Millennium, aeronave da Força Aérea equipada com o sistema Maffs (Modular Airborne Fire Fighting System), capaz de lançar até 12 mil litros de água por operação. O sistema Maffs é um módulo aerotransportável que pesa cerca de seis toneladas (sem água) e exige uma equipe especializada de sete militares.

20251119 - Aerofire 2.jpg
.

O Major Aviador Anderson Dias Santiago, do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), explicou que o simpósio foi essencial para ampliar a consciência situacional e integrar capacidades. “Apresentar isso a todos os envolvidos dá uma consciência situacional para decisões futuras e para aumentar nossa efetividade nos combates a incêndios no território nacional e até mundialmente”, destacou.

20251119 - Aerofire 3.jpg
.

Drones e poder aeroespacial

No painel sobre emprego do poder aeroespacial, o Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEX),  Major Renato Barros dos Santos Sinzato, abordou o uso de drones para aeromobilidade, apoio de combate e missões humanitárias. “Nossa atuação vai de operações de defesa e segurança até apoio em calamidades públicas, cobrindo todo o território nacional”, explicou.

Já o Coordenador de Apoio ao Estado da Chefia de Operações Conjuntas (Choc) do Ministério da Defesa, Coronel Aviador Ivan Fernandes Faria, destacou a importância do poder aeroespacial, que integra recursos nacionais para uso do espaço aéreo e exterior, incluindo serviços satelitais para comunicação e monitoramento. Ele lembrou que a Portaria Interministerial nº 3/2025 criou um protocolo de atuação integrada entre o MD e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para resposta a desastres.

20251119 - Aerofire 4.jpg
.

Participação

Na abertura do evento, estavam presentes o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao MD, Richard Fernandez Nunes, e o Embaixador George Torquato Firmeza, Diplomata de Ligação do Ministério das Relações Exteriores junto à ESD, além de outras autoridades militares e civis. 

Também participaram do simpósio representantes das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros, dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Rede MapBiomas. Também houve a participação de empresas fabricantes de aeronaves de combate a incêndios.

Por Rafael Paixão
Fotos: Hisaac Gomes

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 2023-5321

Fonte: Ministério da Defesa