Pioneira na adesão ao Grupo de Trabalho da Cooperação Acadêmica am apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a Universidade Federal de Goiás (UFG) está desenvolvendo o projeto “Agricultura Familiar na América do Sul: Superando a Fome e a Pobreza”. A iniciativa visa analisar ações de fortalecimento da agricultura familiar nos países sul-americanos para elaboração de políticas, identificação de referências técnicas e mapeamento de estudos relevantes. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16.12), durante reunião realizada em Brasília.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, destacou a importância de integrar a academia no desafio humanitário de erradicar a fome e superar a pobreza.
“Com grande alegria, recebemos a doutora Angelita nesta parceria com o MDS, que nos permite desenvolver um estudo a partir de um evento nacional sobre agricultura familiar e combate à fome, com foco na América Latina, incluindo a América do Sul. Contamos também com a participação de países europeus, proporcionando uma valiosa oportunidade de troca de experiências e um diagnóstico aprofundado”, afirmou o ministro.
Para discutir o tema, será realizado um seminário internacional nos dias 5 e 6 de fevereiro, na Universidade Federal de Goiás. Segundo a reitora Angelita Pereira de Lima, a UFG é uma das três primeiras universidades a integrar a Aliança Global. “Por esse motivo, o MDS solicitou a organização deste primeiro seminário das universidades do Mercosul”, explicou.
A reitora detalhou os objetivos do encontro. “Buscamos diagnosticar e compilar um portfólio de produções acadêmicas baseadas em evidências sobre agricultura familiar, com o intuito de aprimorar as políticas públicas de combate à fome e à miséria”, disse Angelita.
O consultor jurídico do MDS, João Paulo de Faria Santos, reforçou a importância do seminário para a troca de experiências entre países. “Queremos integrar as políticas da agricultura familiar, tanto do Brasil quanto da América do Sul, à Aliança Global, a fim de servir como modelo para outras nações. O seminário será realizado em fevereiro, em Goiás, e representará um espaço fundamental para a construção conjunta deste projeto”, afirmou.
Durante a reunião, também foi discutido um projeto que busca integrar estudantes cadastrados no Cadastro Único ao Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa parte da experiência da universidade com mentoria e preparação empreendedora de alunos. “É a trilha de empreendedorismo que a gente faz com os estudantes que estão no Cadastro Único, que faz a mentoria, a preparação dos estudantes. Agora, buscamos facilitar o acesso ao crédito do Acredita para os estudantes e suas famílias”, explicou a reitora.
Participaram ainda do encontro a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity; e o secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Rafael Osorio.
Assessoria de Comunicação – MDS
.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


