MDS investe na agricultura familiar do Piauí com projeto que fortalece cadeia de galinhas caipiras

Fotos:Louany

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou, neste sábado (18/10), no auditório da OAB/PI, em Teresina, o Projeto Difusão de Galinhas Caipiras e Fortalecimento da Agricultura Familiar na Região Norte do Piauí, em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e apoio do Banco do Nordeste (BNB). A ação integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo ministro Wellington Dias, e reforça o compromisso do Governo Federal com a inclusão produtiva de quem mais precisa.

A iniciativa vai beneficiar 500 agricultores familiares inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), residentes nos municípios de Teresina, Altos, Boa Hora, José de Freitas, Cabeceiras, Lagoa Alegre, União e Miguel Alves.

O projeto tem como objetivo capacitar as famílias no manejo e criação de galinhas caipiras, promovendo formação em empreendedorismo, comercialização, gestão, associativismo e cooperativismo, além de incentivar a geração de renda e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. O MDS está investindo R$ 1,5 milhão no projeto, com previsão de R$ 22,06 milhões em operações de crédito pelo Banco do Nordeste.

Durante o evento, o ministro Wellington Dias destacou a importância do fortalecimento das cadeias produtivas locais como estratégia de combate à fome e de inclusão social. “Mais do que uma ação estratégica do MDS, projetos como este visam combater a fome e promover o desenvolvimento com mais inclusão social. Estamos priorizando os mais pobres no orçamento — e esse é um compromisso do presidente Lula”, afirmou.

O ministro também ressaltou o papel da ciência e das instituições de ensino na promoção da igualdade de oportunidades. “A ciência é uma aliada fundamental na missão de superar a fome e a pobreza, criando condições de mais igualdade”, disse.

O reitor do IFPI, Paulo Borges, reforçou o compromisso do Governo Federal de colocar o povo no centro das políticas públicas. “O presidente Lula já conseguiu tirar o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez. Programas como o Acredita e outras ações do governo possibilitam que o povo tenha acesso a uma vida melhor”, destacou.

Para a professora Dayseanny de Oliveira Bezerra, coordenadora adjunta do projeto, a iniciativa transforma uma tradição cultural em fonte de renda. “Com esse projeto, criar galinhas caipiras deixa de ser apenas uma prática familiar e passa a ser um negócio sustentável”, afirmou.

A agricultora Ana Maria Soares, de Cabeceiras (PI), uma das beneficiadas, celebrou a oportunidade. “Este projeto é um incentivo para nós agricultores e agricultoras, criadores e criadoras de galinhas. É a chance de sairmos da invisibilidade. O sucesso só vai depender de nós”, declarou.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome