O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome recebeu, nesta terça-feira (3.12), a delegação da Comissão para Política e Estudos Estratégicos do Partido Comunista do Vietnã, com a presença de Nguyen Duc Hien, vice-chefe do Comitê Central de Política e Estratégia do país. A visita reuniu as equipes do MDS e vietnamitas para troca de experiências sobre políticas sociais, redução da pobreza e segurança alimentar e nutricional.
Durante a agenda, representantes das Secretarias Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF), Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Nacional de Assistência Social (SNAS) e Nacional de Benefícios Assistenciais apresentaram as principais estratégias do Governo do Brasil no enfrentamento à fome e às desigualdades.
Entre os temas expostos estiveram o Plano Brasil Sem Fome, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a experiência do Programa Bolsa Família, com foco na execução, monitoramento e resultados alcançados.
A secretária extraordinária da SECF, Valéria Burity, apresentou a série de ações que tiraram o Brasil do Mapa da Fome. Ela ressaltou que a meta é combater a fome no mundo todo. “É fundamental manter esses diálogos e reforçar essas parcerias para que a gente consiga em todos os países, de fato, tirar, não só o Brasil, mas o mundo inteiro do Mapa da fFme também”.
A equipe do MDS também detalhou ações de fortalecimento da proteção social e detalhou o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ressaltando o trabalho conjunto entre União, estados e municípios para garantir direitos e ampliar o acesso a políticas públicas essenciais. Além disso, a delegação vietnamita compartilhou iniciativas implementadas no país, favorecendo um diálogo técnico para gerar novas oportunidades de cooperação.
A reunião reforçou o compromisso do MDS com o intercâmbio internacional de conhecimentos e com o aprimoramento contínuo das políticas de combate à fome e promoção da equidade social.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


