O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), apoia a realização do 30º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), que ocorrerá de 21 a 23 de novembro na Universidade de Brasília (UnB). O evento é organizado pelo Comitê Nacional de Programas de Educação Tutorial (Cenapet), que reúne bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), entre professores tutores e estudantes.
A organização do evento estima a participação de cerca de 1,5 mil pessoas, entre discentes e tutores dos grupos PET, representantes do MEC, do Conselho Superior do PET, da Comissão de Monitoramento e Avaliação do PET, além de pesquisadores, estudantes de extensão universitária, professores com atuação na temática do encontro, avaliadores de políticas públicas e demais membros da comunidade acadêmica, bem como representantes da sociedade civil.
Gestores do MEC participarão de várias mesas temáticas, previstas na programação do evento, incluindo a mesa de abertura, que contará também com a presença da reitora da UnB, Rozana Naves, e de representante do Ministério da Saúde. A abertura ocorrerá às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão da UnB.
Em seguida, no mesmo espaço, uma conferência abordará o tema do evento, Inteligência artificial e direitos humanos: desafios éticos para o século XXI, com a participação dos especialistas Rusvênia Luiza, professora da Universidade Federal de Goiânia (UFG), que abordará o tema da inteligência artificial (IA) e a educação para as relações étnico-raciais; Sandro Renato, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), que versará sobre racismo algorítmico; e Juliana Cézar Nunes, pesquisadora e funcionária da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que tratará de IA, raça e gênero.
Espaço interativo – Além de apoiar financeiramente a organização do evento com mais de R$ 214 mil, o MEC terá um estande próprio para divulgação de suas ações e acolhimento dos participantes do evento, que funcionará nos dias 21 e 22, na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC-Norte) da UnB.
PET – O Programa de Educação Tutorial, criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, com alterações da Portaria nº 343/2013, fomenta grupos de aprendizagem tutorial. A ação é realizada por meio da concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores. O programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visando à qualidade da formação universitária e à consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão nas instituições de educação superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu
Fonte: Ministério da Educação


