O Ministério da Educação (MEC) assinará nesta segunda-feira, 27 de janeiro, o convênio com o governo do Ceará para autorizar a segunda etapa das obras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no valor de aproximadamente R$ 104 milhões. No total, o governo federal prevê investir cerca de R$ 180 milhões em obras no novo campus. A cerimônia ocorrerá na Base Aérea de Fortaleza (CE), a partir das 13h (horário de Brasília), e contará com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio.
O valor da segunda etapa das obras será destinado à melhoria na infraestrutura (redes elétricas, hidrossanitárias, pavimentação e drenagem) e à reforma das estruturas antigas da Base Aérea de Fortaleza, incluindo o prédio administrativo/acadêmico, o hotel de trânsito, o rancho, o grupo de saúde e o bloco de apoio. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2026.
A primeira etapa do novo campus foi aprovada e iniciada ainda em setembro de 2024 para a construção dos blocos de alojamentos e de cursos de engenharia.
Ao final das obras, o campus contará com:
-
Um bloco de alojamento com três pavimentos, contendo duas salas de atividades; uma área de circulação; uma sala de aula; dois quartos com acessibilidade para pessoas com deficiência (capacidade: quatro alunos); e 40 quartos com sala de estar e cozinha (capacidade: 80 alunos);
-
Um bloco para cursos de engenharia com três pavimentos, contendo 14 laboratórios didáticos; quatro salas de apoio técnico; oito salas de aula; dois auditórios; seis salas de reunião; seis salas de estudo; duas salas de convivência; dois setores com salas para professores; biblioteca; e espaço de eventos ou exposições.
Linha do tempo da implantação do ITA no Ceará:
Novo campus – Criado pelo Decreto nº 11.887/2024, o ITA Ceará surgiu após estudos técnicos, que demonstraram a viabilidade da primeira expansão do instituto para fora da cidade de São José dos Campos (SP). O campus avançado em Fortaleza receberá dois cursos inovadores, diferentes dos que são lecionados em São Paulo: engenharia das energias renováveis e engenharia de sistemas. Os currículos serão baseados em cursos de universidades de excelência no exterior.
A localização do campus é estratégica, tendo em vista que o Ceará é o maior produtor nacional de energias renováveis, despontando no desenvolvimento do hidrogênio verde. Além disso, 40% dos alunos aprovados no instituto são do Ceará.
O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará já ocorreu, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus do estado de São Paulo. Em 2027, após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade para dar prosseguimento às atividades.
ITA – O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de educação superior pública do Comando da Aeronáutica localizada na cidade de São José dos Campos (SP), oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos. É um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O setor aeroespacial, por exemplo, é o de maior destaque. O instituto é reconhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação