MEC capacita instituições que visam ter polo de inovação

Foi iniciada, nesta segunda-feira, 12 de maio, em Fortaleza (CE), a capacitação técnica para 16 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, selecionadas pelo Edital nº 02/2025. A iniciativa visa contribuir para o processo de seleção de novas unidades como polos de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O treinamento, que segue até quarta-feira, 14 de maio, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com a Embrapii, e ocorre no Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

O programa foi dividido em duas etapas. Na primeira, os 16 grupos de pesquisa selecionados pelo edital participam das mentorias virtuais e da imersão presencial. Oito grupos serão eleitos para a segunda etapa, em que farão o programa completo de Maturidade Embrapii, com assessoramento técnico individualizado dos especialistas da empresa, avaliação de processos e recomendações de melhorias ao longo de até seis meses. 

“Essa é uma ação inédita, que se insere em uma série de iniciativas para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil, uma prioridade do Governo Federal. Nesses 10 anos de parceria entre o MEC e a Embrapii, já foram investidos R$ 2,1 bilhões em projetos de PD&I [Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação] com as instituições federais de ensino. Para 2025, estimamos mais de R$ 70 milhões para esses projetos”, destacou a coordenadora-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcela Ferreira Paes, na abertura do treinamento. 

Ao todo, o MEC tem unidades credenciadas pela Embrapii em 44 instituições federais de ensino, sendo 31 universidades e 13 institutos federais. Essas unidades são voltadas para o atendimento de demandas dos setores produtivos por pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de formação profissional para atividades produtivas de base tecnológica.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do IFCE 

Fonte: Ministério da Educação