O Ministério da Educação (MEC) participou, nos dias 5 e 6 de novembro, do 4º Seminário de Internacionalização Universitária na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção (CE). O evento, com o tema “Redes e parcerias estratégicas para potencializar a atuação internacional da Unilab”, reuniu especialistas para discutir o fortalecimento da cooperação acadêmica, científica e institucional.
Representando o MEC o assessor especial para Assuntos Internacionais, Felipe Heimburger, abriu o seminário palestrando sobre redes e parcerias estratégicas para potencializar a atuação internacional da Unilab. Heimburger enfatizou o compromisso da pasta em apoiar a missão institucional de internacionalização da instituição, bem como sua participação junto aos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Pela tarde, a mesa-redonda sobre “Participação das Universidades na Cooperação Internacional” contou com a contribuição do assessor técnico da Assessoria Internacional, Alan Camargo; do coordenador de Integração Regional e Língua Portuguesa, Gustavo Servilha; e do chefe da Divisão de Cooperação Educacional, Edison Luiz da Rosa Junior como debatedores. A discussão foi mediada por Tacilla da Costa, coordenadora do Mestrado em Relações Internacionais da Unilab.
A comitiva do MEC também visitou as instalações dos campi Aurora e Liberdade. Em reunião com o reitor e a vice-reitora da universidade, foram discutidos o apoio e a cooperação estratégica para a integração do Brasil com os países africanos de língua portuguesa (Palops) e com o Timor Leste, além da inserção da Unilab em redes de universidades na América Latina e na África.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI)
Fonte: Ministério da Educação


