MEC debate programa Escolas Interculturais de Fronteiras

Visita à Escola San Jose, em Guayaramerín, Bolívia. Foto: Ana Ester de Souza Gomes

O ciclo de reuniões técnicas do Programa Escolas Interculturais de Fronteiras (Peif), realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), em articulação com a Assessoria Internacional (AI), prosseguiu sua agenda nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Guajará-Mirim (RO), no período de 17 a 19 de novembro de 2025. O evento teve como objetivo aprofundar o diálogo sobre os desafios da educação em fronteiras e a revisão do Peif para a sua retomada.  

O Itaipu Parquetec acolheu a reunião em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 17 e 18 de novembro, e contou com a participação da reitora da Universidade de Integração da América-Latina (Unila), Diana Araujo Pereira; de professores da Unila; do diretor de Articulação Intersetorial da Sase, Antonio Claret Campos Filho; e equipe técnica do MEC.  

O encontro proporcionou o relato de experiências das ações de interculturalidade desenvolvidas  em escolas argentinas, a partir da participação do Coletivo do Bachillerato Orientado Provincial-BOP nº 111, na Argentina, e de visitas in loco à Escola Municipal Professora Elenice Milhorança, em Foz do Iguaçu (PR).  

O diálogo ampliou-se na perspectiva de empreender a integração do Peif às iniciativas de Desenvolvimento Territorial do Ecossistema de Inovação do Itaipu Parquetec, em alinhamento com as políticas voltadas à ampliação da educação intercultural nas instituições de ensino localizadas nas regiões de fronteira; ao fortalecimento e à integração regional; à valorização das diversidades socioculturais; e a promoção de direitos humanos e territoriais dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.  

No dia 19 de novembro, ocorreu a reunião técnica em Dionísio Cerqueira (SC), na Secretaria Municipal de Educação, e a visita in loco às escolas Castro Alves e Irineu Bornhausen, localizadas no município brasileiro, e à Escola nº 604 Bilíngue nº 1, em Bernardo Irigoyen, Argentina.  

Para a coordenadora de articulação intersetorial do MEC, Rosimere Rocha, “a oportunidade de visita às escolas brasileira e argentina, onde se desenvolveram ações do Peif, revela um contexto de valorização da interculturalidade, demonstrando a responsabilidade e o compromisso pedagógico de lado a lado, materializado por meio do entrelaçamento dos sistemas de ensino e das universidades”.  

A agenda nas cidades gêmeas de Guajará-Mirim (RO) e Guayarameirin (Bolívia) foi acolhida pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), no Campus Jorge Vassilakis, também em 19 de novembro, por meio do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (Geifa), liderado pela Professora Zuila Guimarães Cova dos Santos. O encontro promoveu o debate sobre a implementação das ações no contexto da internacionalização como fator de qualificação da Unir, que acaba de obter o Conceito 5 no recredenciamento institucional do MEC, além da interlocução com a Rede de Universidades de Fronteiras (Unifronteiras).   

“A reunião técnica na Unir reuniu os principais interlocutores que mantiveram ações solidárias de intercâmbio e de produção de conhecimento nas duas margens do rio Mamoré, tendo como foco principal os estudantes das escolas interculturais. É um recomeço alvissareiro”, afirmou a coordenadora-geral de articulação intersetorial, Gesuína Leclerc.  

A programação contou com visita in locoà Escola San Jose “Fé e Alegria” na Bolívia. Do lado brasileiro, em Guajará-Mirim (RO), a visita foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Maria Moura de Paula.   

Para o diretor de articulação intersetorial, Antônio Claret, “as áreas de fronteira apresentam uma riqueza cultural e linguística muito significativa que precisa ser reconhecida e incorporada ao processo educacional. A partir dessas visitas técnicas, poderemos aprimorar o desenho do Peif de forma a aproveitar a oportunidade oferecida por esses territórios interculturais e multilinguísticos, contribuindo também para a integração regional”.  

A equipe técnica do MEC encerra o ciclo 2025 de reuniões técnicas do Peif em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, nos dias 24 e 25 de novembro.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase 

Fonte: Ministério da Educação