O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), da Assessoria Internacional e da Secretaria-Executiva, realizou, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, três webinários para dar continuidade às reuniões e às visitas técnicas que dialogaram sobre o desenho e a implementação do novo Programa Escolas Interculturais de Fronteira (Peif).
Os webinários tiveram como tema os programas: Escolas Interculturais e de Fronteira na Fronteira Franco-Brasileira e Escolas Interculturais e de Fronteira em Diálogo com a Rede Unifronteira.
O diretor de Articulação Intersetorial da Sase, Antonio Claret Campos Filho, destacou que “a retomada do Peif incluiu a escuta qualificada, por meio de visitas técnicas como a que realizamos em Foz do Iguaçu, apoiados pela Universidade da Integração Latino-Americana e pelo Itaipu-Parquetec. O caráter nacional do Peif requer o respeito à diversidade territorial, pois a diversidade de cada território, as realidades, os desafios e as potencialidades são muito diferentes e devem suscitar respostas em prol dos estudantes que vivem nas fronteiras”.
Encontros – Realizado no dia 16 de dezembro, o primeiro encontro abordou o tema Programa Escolas Interculturais e de Fronteira na Fronteira Franco-Brasileira, destacando experiências e desafios da cooperação educacional transfronteiriça. O evento contou com a participação da adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil, Chloé Davezac, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed-AP), da Região Acadêmica da Guiana e da Universidade Federal do Amapá (Unifap) – Campus Oiapoque.
O segundo webinário ocorreu no dia 17 de dezembro e discutiu sobre o Programa Escolas Interculturais e de Fronteira em Diálogo com a Rede Unifronteira. Participaram da reunião representantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Comissão de Relações Internacionais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que discutiram a articulação do programa com as universidades federais e as redes de internacionalização.
Encerrando a programação, no dia 18 de dezembro, o terceiro encontro tratou da produção de materiais didáticos bilíngues e interculturais. No encontro, foram apresentados materiais interculturais voltados à saúde, ao bem-estar de povos indígenas e ao acolhimento de estudantes migrantes e refugiados. Participaram representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
Os webinários reforçaram o compromisso do MEC com a educação intercultural, multilíngue e inclusiva nas regiões de fronteira, consolidando subsídios técnicos e institucionais para a implementação do novo programa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase
Fonte: Ministério da Educação


