MEC e MRE celebram 60 anos do PEC-G

Foto: Divulgação/MEC

Nos dias 8 e 9 de dezembro, Brasília sediará o encontro nacional de 150 coordenadores do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), para celebrar os 60 anos da iniciativa, no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A data coincide com o momento de maior procura já registrada pelo programa, que, para a seleção de 2026, teve um crescimento das candidaturas internacionais de quase 1.200%, alcançando 3.291 estudantes de 55 nacionalidades, interessados em realizar gratuitamente a educação superior em instituições brasileiras. A programação do encontro inclui sessão solene no Palácio Itamaraty na tarde de terça-feira (9), às 16h (horário de Brasília).

Criado em 1964, o PEC-G é desenvolvido pelos ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Capes e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao longo de seis décadas, o PEC-G se consolidou como uma das mais duradouras políticas de cooperação educacional do Sul Global. Desde então, milhares de estudantes internacionais cursaram graduação no Brasil, fortalecendo a formação de quadros estratégicos em países parceiros e ampliando a internacionalização das universidades brasileiras, inclusive em regiões do interior do país.

O impacto do programa também é interno, já que as universidades brasileiras ganham diversidade acadêmica, cultural e humana ao acolher estudantes do PEC-G. A internacionalização fortalece o caráter público da educação superior brasileira e amplia a troca de saberes, transformando vidas.

Em toda a sua trajetória, o programa originou o PEC-PG (pós-graduação) e o PEC-PLE (ensino de português como língua estrangeira). Diante do crescimento expressivo da demanda, o MEC e o MRE aprofundam as discussões sobre o futuro do PEC, com ênfase na qualidade da experiência estudantil e na expansão sustentável da cooperação educacional, especialmente no Sul Global.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Fonte: Ministério da Educação