O Ministério da Educação (MEC) lançou a campanha publicitária para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 com uma releitura do clássico “Nossa gente (Avisa lá)”, do grupo Olodum. A comunicação reforça as datas do Enem, orienta sobre os itens obrigatórios, como caneta preta de tubo transparente e documento oficial com foto, e estimula o uso do aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem. Além disso, dá destaque ao programa Pé-de-Meia, com informações aos estudantes do último ano do ensino médio: quem fizer os dois dias de prova, recebe R$ 200 extras de incentivo.
A campanha também mostra que o Governo do Brasil está do lado da educação e que a universidade é para todos. A estratégia de mídia foi pensada para alcançar estudantes em todo o território nacional, de grandes centros urbanos a comunidades rurais. Com cores fortes, ritmo contagiante e mensagens positivas, “Avisa lá que eu vou” é, sobretudo, uma campanha de valorização da educação pública e de celebração de quem acredita nos próprios sonhos.
Aplicação – Faltam poucos dias para a aplicação das provas, que acontecem nos dias 9 e 16 de novembro. Os participantes devem verificar o local de prova acessando o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento informa o número de inscrição, as datas e os horários das provas, além de indicar se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou uso do nome social, quando for o caso.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Nessas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante. As novas datas foram definidas em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) no período da aplicação regular do exame.
Enem – Realizado pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 conta com 4.811.338 inscrições confirmadas, das quais 1.811.524 são de alunos concluintes do ensino médio, segundo dados coletados no Painel Enem 2025.
Ao longo dessas mais de duas décadas, o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a partir desses três programas, o MEC incentiva estudantes a ingressarem em cursos que formam professores, com o Pé-de-Meia Licenciaturas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação


