MEC lança curso sobre círculos restaurativos nas escolas

Fotos: Gaia Schüler

Para capacitar professores e profissionais das escolas de educação básica de todo o país e ajudá-los a solucionar conflitos do dia a dia e casos de violência de forma amigável, o Ministério da Educação (MEC) lançou o curso Técnicas de Facilitação de Círculos Restaurativos na “Teia da Paz da Escola”: Planos e Ações Estruturantes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). O objetivo é capacitar educadores e gestores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. 

O curso é autoinstrucional e tem carga horária de 40 horas. O conteúdo da formação é inédito por trazer simulações gravadas de círculos restaurativos realizados especialmente para essa formação, demonstrando passo a passo o papel do facilitador e o funcionamento dos processos circulares em situações reais da escola. 

Um círculo restaurativo é um encontro facilitado em que pessoas afetadas por um conflito se reúnem para discutir o ocorrido, ouvir as experiências uns dos outros e encontrar formas de reparar os danos, promovendo a cura, a compreensão e o senso de comunidade. Essa é uma prática da Justiça Restaurativa, que foca nas necessidades das vítimas e nas responsabilidades dos ofensores, utilizando a comunicação não violenta para criar um ambiente seguro de diálogo e transformação.   

A iniciativa integra as ações de formação continuada e fazem parte das estratégias do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave). O intuito é fomentar espaços de convivência democrática, participação estudantil e prevenção às violências no ambiente escolar.  

Desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SE), a formação complementa e aprofunda os conceitos apresentados no curso Práticas Restaurativas: Construindo Escolas Seguras e Promovendo a Cultura de Paz, também disponível na plataforma Avamec. Ambos se baseiam nos princípios de Howard Zehr e Kay Pranis e na filosofia da Justiça Restaurativa, adaptada ao contexto educacional brasileiro. 

A formação está organizada em três módulos que articulam teoria e prática. No módulo introdutório, o participante é acolhido e convidado a refletir sobre os fundamentos da Justiça Restaurativa no contexto escolar. O módulo 1, Práxis, aprofunda conceitos e técnicas das Práticas Restaurativas, abordando a construção de relações saudáveis, liderança compartilhada, condução de círculos restaurativos e o papel de facilitadores, mediadores e articuladores. Já o módulo 2, Organização, orienta sobre como implantar processos restaurativos nas escolas, analisando o território e o clima escolar, identificando situações de violência e planejando iniciativas emancipadoras que fortaleçam a cultura de paz. 

Contexto – O curso foi desenvolvido a partir da reflexão de que a escola é um espaço privilegiado de convivência, aprendizagem relacional e construção de vínculos. Nesse sentido, propõe que os conflitos sejam compreendidos e abordados como oportunidades pedagógicas, sem a necessidade do uso de uma justiça formal. O intuito é buscar o fortalecimento de práticas restaurativas que promovem pertencimento, corresponsabilidade, reparação e cultura de paz.  

A Secadi destaca que tem sido comum, em suas escutas com redes e gestores, que a Justiça Restaurativa ainda apareça associada ao sistema de justiça. Já as Práticas Restaurativas têm ganhado corpo no cotidiano escolar, ao integrar toda a comunidade educacional (estudantes, professores, famílias e equipes de apoio) em experiências concretas de diálogo, escuta e cooperação.  

Para o MEC, a Justiça Restaurativa se sustenta nas Práticas Restaurativas, que se tornam o verdadeiro campo de atuação pedagógica. Mais do que um modelo de resolução de conflitos, o curso traz metodologias educativas que transformam a cultura escolar, instaurando novas formas de convivência baseadas na escuta, no diálogo e na reparação coletiva.  

Para subsidiar a implementação dessa metodologia, a Secadi disponibilizou o guia: Práticas Restaurativas na Educação: guia introdutório à promoção da cultura da paz nas escolas por meio de processos circulares

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação