O Ministério da Educação (MEC), ao lado de outras instituições, autoridades e lideranças em educação, realiza até sexta-feira, 5 de dezembro, uma imersão em Bangalore, na Índia, para conhecer iniciativas de Infraestrutura Pública Digital (IPD). O objetivo é conhecer o ecossistema digital indiano, hoje uma referência global, e identificar soluções adaptáveis para acelerar a transformação digital da educação pública brasileira.
Serão discutidos temas como integração tecnológica, segurança digital, governança de dados, inclusão e interoperabilidade entre sistemas. A programação inclui visitas técnicas a escolas, reuniões com autoridades indianas para conhecer o sistema educacional da Índia, análises de políticas e práticas de governança de dados, além de estudos de caso em diferentes níveis de ensino. A missão busca identificar soluções que possam ser adaptadas ao contexto brasileiro, como sistemas de matrícula, acompanhamento de frequência escolar e análise de resultados de aprendizagem.
“O uso de tecnologias digitais públicas e abertas e de ferramentas de integração de dados abre caminho para garantir direitos dos estudantes e termos um sistema educacional mais inovador, inclusivo e conectado em todos os níveis de governo. É um trabalho colaborativo que demanda a participação de governos municipais, estaduais, do MEC e de toda a sociedade”, explicou Evânio Antônio Araújo Júnior, secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC.
Além de representantes da pasta, a missão brasileira conta com integrantes da Casa Civil; do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), bem como de especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)e de representantes da sociedade civil. A viagem é realizada pelo MGI e pelo MEC em parceria com a Fundação Lemann, a MegaEdu e o Centre for Open Societal Systems (COSS).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape)
Fonte: Ministério da Educação


