MEC premia projetos inovadores em economia verde

Foto: Rodrigo Fonseca

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, 7 de outubro, a lista de vencedores do concurso Educação Profissional para a Economia Verde, uma iniciativa que reconhece projetos inovadores de educação profissional e tecnológica (EPT) que impulsionam a transição econômica justa e sustentável do Brasil. A cerimônia aconteceu durante a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), evento gratuito que se estende até 9 de outubro, no Arena BRB Estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

De um total de 12 projetos inscritos, o primeiro lugar ficou com o “Gente de Casa: qualificação profissional para a Economia Verde em Icó (CE)”, projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Departamento Regional do Ceará. O representante do Senai no evento, Maurício Barreira, explicou que a iniciativa qualificou cerca de 50 pessoas da zona rural nos cursos de instalador, eletricista, instalador residencial e instalador de sistemas fotovoltaicos. A ação foi realizada em parceria com uma empresa privada de energia renovável da região e a gestão municipal da cidade de Icó, município com cerca de 60 mil habitantes no sertão cearense.  

“Foi uma obra muito exitosa, e a gente teve a metade dos alunos sendo contratados e admitidos. Realmente, este é um projeto que mostra que a gente consegue levar qualificação e ainda propiciar às pessoas da região uma oportunidade de trabalho. O resultado foi que cerca de 25 pessoas foram contratadas e estão atuando diretamente na área, o que gerou renda na região também”, contou Barreira. 

O segundo lugar ficou com o projeto “Doce Andirá: curso de formação inicial e continuada de produtora de doces e compotas em seis comunidades quilombolas do Rio Andirá, Barreirinha (AM)”, projeto do campus Parintins do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Já o terceiro lugar foi do projeto “Programa de Qualificação em Eletromobilidade: parceria Senai e BYD”, submetido pelo Senai – Unidade Camaçari (BA). 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, falou sobre a importância do tema do concurso. “O meio ambiente não pode esperar, as pessoas também não. Então, esses projetos buscam atender a questões ambientais aliando qualificação profissional, um grande feito para a sociedade, que resulta em emprego e aumento da qualidade de vida por meio da geração de renda”, disse. 

Premiação – A instituição vencedora ganhou uma viagem internacional para cursos ou eventos técnicos na América Latina em 2026. Além disso, os demais colocados receberão viagens nacionais para capacitação também no próximo ano. Os finalistas passaram por três fases de seleção, realizadas de forma remota.  

A premiação contemplou projetos desenvolvidos em parcerias entre instituições de ensino e empresas públicas ou privadas, especialmente nas áreas de economia circular, energias renováveis e bioeconomia. O concurso foi lançado em 2023 como um espaço de valorização de boas práticas de profissionalização, preparando jovens e adultos para atuar em setores estratégicos da economia de baixo carbono. 

A realização é conjunta entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec) e da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e financiada pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. A execução técnica é conduzida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no âmbito do projeto “Assistec Inova” e do projeto “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”, da GIZ. 

Semana Nacional da EPT – A 5ª edição da SNEPT está sendo realizada em conjunto com o Festival Curicaca, evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em 2025, os visitantes encontrarão 400 projetos de 63 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros. A SNEPT tem como objetivo a divulgação da educação profissional e tecnológica no país e este ano discute o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”. A entrada é gratuita. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec    

Fonte: Ministério da Educação