MEC recebe gestores de comunicação da educação em Brasília

Encontro ocorre até quinta-feira, 4 de dezembro, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. Foto: Luís Fortes/MEC

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 2 de dezembro, o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação – Educação Pública para Transformar Vidas, iniciativa que reúne gestores de comunicação de instituições de educação de todo o país. A abertura do evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e cerca de 170 profissionais em um momento considerado estratégico para fortalecer a comunicação pública na educação brasileira. O encontro ocorre até quinta-feira, 4 de dezembro, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. 

Durante a cerimônia de abertura, o ministro Santana destacou a importância do encontro e o papel central dos profissionais de comunicação no fortalecimento das instituições. “Esse encontro é a união de todas as instituições. É um momento de integração, experiência e conhecimento. O tema deste ano representa o papel transformador da educação. Vocês são responsáveis por levar essa comunicação para a comunidade interna das instituições e para a população. São profissionais muito importantes para o ministério”.  

No período da manhã, o primeiro dia de programação contou com uma conferência sobre como a comunicação estratégica pode contribuir para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ministrada por Rafael Figueiredo, da Prefeitura do Recife. No período da tarde, haverá a apresentação de diversos cases, entre eles, Silveira: o mascote da causa animal, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); o Projeto UFC 70 Anos, da Universidade Federal do Ceará (UFC); as iniciativas de linguagem simples na Rede Federal, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); e a experiência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) sobre a transformação de tendências em estratégia de comunicação. Depois de um breve intervalo, o dia será encerrado com a oficina Educação com Responsabilidade no YouTube, conduzida por Amanda Berezoski, líder da Vertical de Educação no YouTube. 

Para Alessandra Lunna, participante do evento e representante do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o encontro reforça a importância da comunicação como eixo estratégico da educação pública. Ela destaca o entusiasmo das instituições e as expectativas para a programação. “Esse é um evento muito importante para nós, porque a gente vê que o ministério acredita na comunicação como forma estratégica na educação pública. Espero que seja um evento incrível e que possamos levar para nossas equipes todo esse conhecimento que a gente vai ter aqui nesses três dias”. 

A cerimônia de abertura também contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Marcus Vinicius; do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios; da presidente do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Ana Paula Giraux; da secretária de Comunicação da Undime, Anderlúcia Castro; e da secretária-executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Lívia Leite. 

Programação – Nos próximos dois dias, 3 e 4 de dezembro, a programação contemplará temas como comunicação pública orientada para direito à informação; linguagem simples; redes sociais na comunicação pública; tecnologias Meta; estratégias de criação de conteúdo; segurança e governança de contas; multimeios; e atividade cultural.   

Na quinta-feira, 4 de dezembro, o evento será exclusivo para gestores de comunicação das instituições federais de educação profissional e tecnológica e de educação superior, com destaque para temáticas como análise de narrativas de educação na imprensa e redes sociais.   

Continuidade – Parte da programação está sendo gravada e será disponibilizada, posteriormente, na playlist Encontro Nacional de Gestores de Comunicação, no canal do MEC no YouTube, para que demais profissionais das instituições federais de educação, assim como das secretarias estaduais e municipais, tenham contato com o conteúdo. A lista com os nomes dos palestrantes e a programação completa estão disponíveis na página do evento, no portal do ministério.   

O MEC também se prepara para dar continuidade à iniciativa por meio de encontros virtuais com comunicadores das redes federais, estaduais e municipais de educação. O objetivo é aprofundar os debates iniciados no encontro em temas específicos. Um dos encontros, previsto para o primeiro semestre de 2026, orientará os gestores de comunicação da educação sobre o defeso eleitoral. 

No MEC, a iniciativa é da Assessoria de Comunicação Social (ACS), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu). São parceiros do evento o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Undime, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).    

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação