MEC selecionará propostas pedagógicas do Ensino Médio Mais

Foto: Fábio Nakakura/MEC

O Edital nº 6/2025 que apresenta o chamamento público para seleção de propostas pedagógicas elaboradas pelas unidades escolares cujas secretarias de educação aderiram ao primeiro ciclo do programa Ensino Médio Mais, do Ministério da Educação (MEC), foi publicado, nesta quinta-feira, 4 de dezembro. O edital busca identificar as propostas que demonstraram maior relevância em ações e atividades voltadas à permanência e ao êxito escolar dos estudantes do ensino médio no turno noturno participantes do programa ao longo do ano de 2025. 

O Ensino Médio Mais é um programa que reconhece as particularidades dos alunos que estudam à noite e oferece apoio técnico e financeiro às escolas estaduais que ofertam pelo menos uma turma de ensino médio noturno, especialmente as com menor índice no Indicador de Nível Socioeconômico (Inse).  

A avaliação das propostas pedagógicas será realizada em duas etapas, de acordo com o seguinte processo: 

  • Seleção: as secretarias de educação estaduais e distrital realizarão a seleção de três a cinco propostas por unidade da Federação, elaboradas pelas unidades escolares participantes do programa Ensino Médio Mais, a serem encaminhadas ao Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio; 
  • Análise: uma comissão indicada pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio realizará a análise das propostas elaboradas pelas unidades escolares e selecionadas pelas secretarias que demonstrem maior relevância no que se refere aos aspectos que contribuem para a permanência dos estudantes de ensino médio do turno noturno regular presencial na escola. 

Para realizar a inscrição, as secretarias de educação estaduais, após seleção interna, deverão preencher as propostas selecionadas em formulário on-line, que será disponibilizado pelo MEC, por meio da Coordenação-Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB). Serão consideradas válidas as inscrições recebidas no formulário entre 3 de março de 2026 e 9 de março de 2026, até as 18h. Ao todo, será reconhecida uma proposta pedagógica por unidade da Federação. 

As propostas pedagógicas reconhecidas serão publicadas em formato de e-book do MEC, a ser divulgado na página da Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem), para que sirvam de referência a outras unidades escolares ofertantes de ensino médio noturno regular. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação