13.2 C
Ponta Porã
domingo, 18 de outubro, 2026

Menores tentam tomar a Unei em Campo Grande

28/05/2015 08h50

Depois que os internos foram contidos e retornaram para os alojamentos, os policiais auxiliaram os agentes da unidade para que fosse feito pente fino.

O Progresso – Dourados

Adolescentes da Unidade Educacional de Internação Dom Bosco, deflagraram uma rebelião na madrugada de ontem em Campo Grande. Eles quebraram cadeados dos portões e ocuparam os corredores dos pavilhões. A Polícia Militar e o Batalhão de Choque foram acionados por volta da 1h da madrugada. Os internos gritavam, batiam nas grades, paredes e jogavam pedras nos policiais e agentes da unidade. Um dos funcionários do local ficou ferido após ser atingido por uma pedra.

Ainda conforme a polícia, os adolescentes estouraram cadeados e tentaram arrombar o portão principal. Eles quebraram as muretas, que divide o banheiro e os cômodos. As partes de tijolos e concreto foram usadas pelos menores para arremessar nos agentes e policiais. A maioria dos alojamentos ficou danificado, conforme a polícia.

Depois que os internos foram contidos e retornaram para os alojamentos, os policiais auxiliaram os agentes da unidade para que fosse feito pente fino.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, as duas alas da Unei Dom Bosco acabaram danificadas pelos internos e as equipes da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) realizam levantamentos no local, para calcular os prejuízos.

Nota

Após a rebelião os servidores lotados na unidade divulgaram uma nota denunciando a falta de condições mínimas de trabalho no local. Conforme a denúncia encaminhada pelos agentes, é necessária a aquisição de cadeados de qualidade para todas as portas de todos os alojamentos, entradas de pavilhões, e onde mais for necessário. Os servidores também cobram adicional de periculosidade e de difícil acesso. “Esta foi apenas mais uma das rebeliões e situações de alto risco em que os agentes estão expostos diariamente, não contando com segurança e meios para exercer nossas funções”.

Entre as reivindicações mais urgentes dos servidores estão a aprovação da tabela salarial que, segundo os agentes, corrige as distorções e as diferenças salariais encontradas dentro da própria carreira que conta hoje com três remunerações diferentes para aqueles que exercem as mesmas atividades; a instalação de guarita externa acionada 24 horas; material de contenção; reforma estrutural adequada; e a realização de um concurso de qualidade.

Situação do interior das celas na unidade de internação da Capital. (Foto: Divulgação)