25 C
Ponta Porã
sexta-feira, 19 de abril, 2024
InícioTecnologiaMensagem falsa no WhatsApp promete bloquear novas regras de privacidade

Mensagem falsa no WhatsApp promete bloquear novas regras de privacidade


source

Tecnoblog

Mensagem falsa no WhatsApp promete bloquear novas regras de privacidade
Emerson Alecrim

Mensagem falsa no WhatsApp promete bloquear novas regras de privacidade

A nova política de privacidad e do WhatsApp virou tema para mensagens falsas dentro do próprio serviço. Uma corrente (hoax) que tem circulado nos últimos dias orienta o usuário a compartilhar um texto com os dizeres “EU NÃO AUTORIZO” para expressar a sua discordância sobre as novas regras. Obviamente, essa ação não tem nenhum efeito protetor.

Iria acontecer, mais cedo ou mais tarde. Correntes semelhantes envolvendo dados do usuário já circularam no Facebook e Instagram, por exemplo. Em todos os casos, a orientação é quase sempre a mesma: compartilhe um texto expressando discordância sobre o uso de determinados dados e, assim, o Facebook respeitará a sua decisão.

É claro que não é assim que funciona. Todas as configurações de privacidade e segurança devem ser realizadas por meio de menus próprios para isso ou, ainda, a partir de notificações com pedidos de autorização que são exibidas pelo serviço em determinado momento.

Foi o que aconteceu com o WhatsAp p. No começo de 2021, o mensageiro atualizou a sua política de privacidade e exibiu avisos para que os usuários concordassem ou não com as novas regras.

Para não ser enganado

Mas a corrente em circulação diz que as novas regras do WhatsApp entrarão em vigor “amanhã” (note que nenhuma data é especificada) e dá uma orientação que é típica de mensagens de hoax: que o usuário compartilhe o mesmo texto.

Outras características que deixam claro que a mensagem não passa de enganação incluem o tom alarmista, que tenta despertar um senso de urgência no usuário, e erros de ortografia.

EU NÃO AUTORIZO!* EU NÃO AUTORIZO EU NÃO AUTORIZO EU NÃO AUTORIZO

Lembre-se, amanhã começa a nova regra do Whatsap que permite usar suas fotos !!

Lembre-se que o prazo é hoje !!! Pode ser usado em ações judiciais contra você.

Tudo o que você postou pode ser postado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas.

Não custa nada mais do que um simples copiar / colar, melhor estar seguro do que ser violado. Portanto:

Você viu?

Não dou permissão ao Whatsap ou a qualquer organização associada ao Whatsap, como Facebook e Instagram, para usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens excluídas, arquivos, etc. Isso é real. Eu compartilho !!!!!!!! Eu não autorizo

Usuários que conhecem bem a dinâmica das redes sociais e dos serviços de mensagens instantâneas identificam facilmente a ilegitimidade desse tipo de texto. O hoax tende a ser compartilhado por usuários menos familiarizados com a tecnologia.

Alguns até desconfiam de que aquele conteúdo não tem efeito, mas, movidos pelo tom alarmista, decidem compartilhar a mensagem “só para garantir” ou por entender que não há riscos nesse procedimento.

 Mensagem falsa sobre a nova política do WhatsApp (imagem: reprodução)

Mensagem falsa sobre a nova política do WhatsApp (imagem: reprodução)

Mensagem falsa sobre o WhatsApp não é inofensiva

Mensagens falsas têm finalidades variadas. Elas podem ser usadas para capturar dados do usuário e até promover golpes, por exemplo, daí a importância de o usuário ficar atento.

De acordo com Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina, o hoax sobre o WhatsApp serve para “gerar incerteza entre os destinatários, principalmente quando não existem todas as informações sobre o que implicam as mudanças nas políticas de uso do aplicativo”.

O executivo complementa. “Compartilhar ou encaminhar esse tipo de mensagem é uma ação praticamente inútil e obviamente não impedirá a aplicação das políticas do WhatsApp assim que elas entrarem em vigor. Ao contrário do que você possa pensar, as mensagens em cadeia perdem tempo e espalham conselhos falsos ou mesmo perigosos para usuários desavisados”.