Ministério da Pesca e Aquicultura divulga Nota Metodológica das estimativas para o controle de produção da tainha no Estuário da Lagoa dos Patos (RS)

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) disponibilizou , nesta segunda-feira (12), a Nota Metodológica das Estimativas para o Controle de Produção da Tainha (Mugil liza), referente ao Estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. O documento detalha as fontes de dados utilizadas e os procedimentos adotados para estimar a produção da espécie na região, conforme previsto na Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, de 28 de fevereiro de 2025.

A nota técnica tem como objetivo garantir a transparência e a rastreabilidade do processo de estimativa, fundamental para o controle das cotas de captura da tainha na safra de 2025. As estimativas são construídas com base em informações do sistema SISTAINHA, do Projeto de Estatística da Pesca Estuarina e Marinha do Rio Grande do Sul (em parceria com a FURG), e em estudos técnicos da FAO.

A metodologia contempla modelos de expansão de dados, conforme previsto na Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, de 28 de fevereiro de 2025. e considera a dinâmica da atividade pesqueira artesanal na região, especialmente nos municípios de maior relevância para a safra, como São Lourenço do Sul, Rio Grande, Pelotas e São José do Norte.

Clique aqui para acessar a Nota Metodológica completa

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura