Ministério das Cidades participa do 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

O Ministério das Cidades marcou presença no 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro entre os dias 2 e 5 de dezembro.

O evento reuniu gestores públicos, especialistas e instituições parceiras para discutir preservação, planejamento urbano, gestão integrada e turismo sustentável nos sítios brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial. Ao longo de quatro dias, foram promovidos debates sobre diretrizes, preservação, uso público, planejamento público e gestão integrada e turismo sustentável.

Representando a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), Leonardo Rizzoapresentou a importância do Desenvolvimento Urbano Integrado para o planejamento e a gestão turística, destacando seus impactos sociais, ambientais e territoriais.

“A SNDUM trabalha para melhorar o desenvolvimento das cidades. Um exemplo é o Programa Cidades Melhores, que busca reduzir as desigualdades socioterritoriais, promover inclusão e fortalecer a sustentabilidade por meio de políticas públicas,” afirmou Rizzo. 

Durante o encontro, prefeitos e representantes dos órgãos contribuíram para a produção da Carta do Rio de Janeiro, documento que reúne proposições e diretrizes nacionais para a promoção e gestão dos sítios brasileiros declarados Patrimônio Mundial.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades