Ministério das Mulheres fortalece o protagonismo sindical em curso sobre igualdade de gênero e negociação coletiva

Entre os dias 4 e 7 de novembro, ocorreu em Luziânia (GO) o curso intensivo “Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho”, que contou com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e da Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (SENAEC), Rosane da Silva, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a presença e a atuação das mulheres nos processos de negociação coletiva. 

O curso propõe articular a perspectiva de gênero à luta sindical, identificando barreiras estruturais à igualdade no mundo do trabalho e desenvolvendo estratégias concretas para incluir cláusulas de promoção da igualdade nas convenções e acordos coletivos. A formação também se alinha à Lei da Igualdade Salarial (Lei nº 14.611/2023) e ao Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral, reforçando a importância da negociação coletiva como instrumento político essencial para reduzir desigualdades e promover condições dignas de trabalho para as mulheres.

“A negociação coletiva é fundamental para avançarmos nos direitos das mulheres. Se não incluirmos as mulheres na mesa de negociação, se não colocarmos a pauta de gênero no centro da luta sindical, nunca uma central sindical representará de fato a classe trabalhadora. Porque a maioria da sociedade brasileira somos nós, mulheres”, destacou a secretária Rosane durante a abertura do curso.  

A iniciativa reafirma o papel das mulheres como protagonistas na construção de um mundo do trabalho mais justo e igualitário, e evidencia a importância de integrar a perspectiva de gênero às agendas trabalhistas e sindicais em todo o país.

 

Fonte: Ministério das Mulheres