Ministério do Esporte apresenta ações voltadas para pessoas idosas em audiência na Câmara dos Deputados

Secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, durante audiência na Câmara dos Deputados. Foto: Ronaldo Caldas

O Ministério do Esporte participou, nesta terça-feira (29), de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir estratégias integradas de promoção da equidade e do envelhecimento ativo e saudável no Brasil. O encontro teve como tema central a “Estratégia de Integração das Políticas de Saúde, Educação, Esporte, Assistência Social, Direitos Humanos e Cultura para a Promoção da Equidade e o Envelhecimento ativo e saudável para todos os povos”.

Segundo dados do IBGE, a população brasileira com 60 anos ou mais dobrou nas últimas duas décadas, passando de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas. A projeção é que esse número alcance 75,3 milhões até 2070, representando 37,8% da população total do país.

Durante a audiência, a secretária de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, representou o ministro André Fufuca e destacou iniciativas da pasta voltadas para o público idoso, como o Programa Vida Saudável e o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). As ações promovem atividades físicas e de lazer para todas as faixas etárias, com atenção especial à população acima dos 60 anos.

“Nós, do Ministério do Esporte, reconhecemos a importância dessa discussão. Por meio dos programas e investimentos no edital lançado em 2023, destinamos R$ 5 milhões aos núcleos com atividades voltadas para esse público, oportunizando práticas esportivas e estimulando a convivência social e o lazer”, destacou Iziane Marques.

A secretária reafirmou ainda o compromisso do Ministério do Esporte e do governo federal na construção de políticas públicas que consolidem e fortaleçam as iniciativas voltadas às práticas esportivas. “Reconhecemos a necessidade de integrar ainda mais o esporte como uma política intersetorial, investindo em qualidade de vida, inclusive como forma de gerar economia para os cofres públicos em outras áreas, como a saúde, pois sabemos que a atividade física pode proporcionar mais qualidade de vida”, completou Iziane.

Um exemplo das ações é uma parceria em andamento com o município de Passa Sete, no Rio Grande do Sul, onde o PELC beneficia cerca de 300 idosos com ações regulares de esporte e lazer.

O deputado Luiz Couto (PT-PB), autor do requerimento para a realização da audiência pública, reforçou a importância de políticas públicas integradas para garantir um envelhecimento digno à população brasileira. “Precisamos discutir a necessidade de integrar essas políticas nas áreas de saúde, educação, assistência social, direitos humanos e cultura, assegurando assim um futuro mais justo e equitativo para nossos cidadãos mais velhos”, declarou. Para o parlamentar, o envelhecimento deve ser visto não apenas como um desafio, mas como uma oportunidade para promover inclusão social, respeitar os direitos e valorizar a experiência de vida dos idosos.

Representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Direitos Humanos, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa participaram da audiência e reforçaram a importância da atuação conjunta entre os poderes públicos na construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para o crescimento da população idosa nas próximas década.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte