O Ministério do Esporte marcou presença nos XXIX Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados entre 30 de novembro e 7 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. O secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Perna, representou o ministro André Fufuca e acompanhou a delegação brasileira, que teve o melhor desempenho da competição. Ele destacou o compromisso do governo brasileiro com o esporte escolar e de base.
Perna afirmou que apesar dos desafios enfrentados para viabilizar a competição, o MEsp atuou de forma contínua ao lado da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para garantir que os 240 integrantes da delegação brasileira estivessem presentes. “O resultado foi histórico porque cerca de 85% das medalhas do evento foram conquistadas pelo Brasil”, disse.
“Estou muito feliz de estar aqui representando o governo brasileiro e o ministro André Fufuca, que também está de parabéns porque garantimos que os atletas brasileiros estivessem representados”, complentou Paulo Perna.
Por determinação do ministro André Fufuca, o Ministério do Esporte destinou R$ 1,5 milhão para custear as inscrições e as passagens aéreas da delegação nacional. O investimento foi fundamental diante do contingenciamento orçamentário que transferiu a sede do evento — antes prevista para o Brasil — para Assunção.
Mesmo com as dificuldades, a pasta manteve diálogo permanente com o governo paraguaio, a Confederação Sul-Americana do Desporto Educacional (CONSUDE) e a CBDE e garantiu a participação do Brasil.
Na segunda-feira, uma nova reunião entre as equipes técnicas do Ministério, CONSUDE, governo do Paraguai, federações estaduais e secretarias estaduais de Esporte dará continuidade ao planejamento logístico para o retorno e a avaliação final da participação brasileira.
Assunção vive semana histórica com os Jogos Escolares
Os Jogos Sul-Americanos Escolares reuniu mais de 1.500 estudantes-atletas de 9 países em uma celebração de integração e formação esportiva. A cerimônia oficial de abertura, no Ueno SND Arena, contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña, do ministro do Esporte paraguaio, César Ramírez, e demais autoridades regionais.
Os eventos esportivos, que se encerra neste domingo (07), ocorre na Secretaría Nacional de Deportes (SND) e no Comitê Olímpico Paraguaio (COP) e incluem modalidades como atletismo, basquete, futsal, judô, tênis de mesa, voleibol, natação e paranatação.
De acordo com o secretário Paulo Perna, o Ministério do Esporte reafirmou o compromisso com a promoção da inclusão e com a valorização dos jovens atletas que representam o Brasil em eventos internacionais.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


