Ministério do Esporte debate inclusão, integridade e desenvolvimento na Expo Brasil Paralímpico em São Paulo

O Ministério do Esporte participa da segunda edição da Expo Brasil Paralímpico em SP. Foto: Ronaldo Caldas

O Ministério do Esporte (MEsp) participa da segunda edição da Expo Brasil Paralímpico, que começa nesta quinta (06/11) e segue até o dia 8 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. O evento ocorre em conjunto com a 20ª Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação. Trata-se de uma das principais iniciativas latino-americanas voltadas à promoção da acessibilidade e à valorização das pessoas com deficiência.

A programação do MEsp ocorre no Palco Transforma Paradesporto e inclui painéis e debates sobre temas como inclusão nas universidades, integridade esportiva, tecnologias assistivas, dopagem e impactos das mudanças climáticas no paradesporto.

No primeiro dia o destaque é a mesa “O Paradesporto nas Universidades”, com Rodrigo Abreu, da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), e Andressa Mello, do Núcleo Gestor do Programa Paradesporto Brasil em Rede (PPBR). Ao longo do dia, haverá discussões sobre performance esportiva, mudanças climáticas e adaptação, e o papel do esporte na reabilitação, com participação de representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Santos Dumont.

O secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, afirma que o evento é uma oportunidade de diálogo direto com atletas, gestores e educadores. “Vamos apresentar as ações do Ministério do Esporte com transparência e resultados. Promoveremos uma programação de palestras sobre esporte, saúde, mudanças climáticas e educação antidopagem, com SNPAR, Secretaria Executiva, ABCD e Secretaria Nacional de Excelência Esportiva, para que o público conheça direitos, serviços e caminhos de participação no paradesporto”, disse.

Expansão do Paradesporto

Na sexta-feira (7), as atividades abordam casos práticos sobre mudanças climáticas e o paradesporto, o Bolsa Atleta e o desenvolvimento de atletas paralímpicos, além da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista por meio do Programa TEAtivo. Outro tema que será discutido é a expansão do paradesporto nas universidades e comunidades, com o professor Ciro Winckler, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A programação do dia encerra com palestra sobre tecnologias assistivas, conduzida por Edgard Morya, do Instituto Santos Dumont.

No sábado (8), o Ministério promove debates sobre integridade esportiva, dupla carreira e transição de atletas e saúde e longevidade no paradesporto, além de um espaço aberto para ativações e exibições esportivas.

A Expo Brasil Paralímpico reúne 15 modalidades paralímpicas, entre elas basquete, rúgbi, taekwondo, judô, bocha, goalball e futebol de cegos. Também serão apresentados esportes que não integram os Jogos Paralímpicos, como paradança, parakaratê e futsal down. O evento contará com a presença de atletas medalhistas de Paris 2024, como Petrúcio Ferreira, Ana Carolina Moura, Mariana D’Andrea, Rebeca Silva e Ricardo Mendonça.

Durante os três dias, o público poderá acompanhar desafios entre atletas, apresentações culturais e exibições esportivas, além de participar de debates e oficinas sobre acessibilidade, autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência.

Serviço
Expo Brasil Paralímpico & Reatech 2025
Data: 6 a 8 de novembro de 2025
Horário: 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – São Paulo, SP
Entrada gratuita mediante credenciamento online: www.expobrasilparalimpico.com.br 

  Assessoria de comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte