Ministério do Esporte divulga edital de seleção para o Programa Bolsa Atleta na categoria Pódio

Alison dos Santos, o Piu, é atleta da Bolsa Atleta na categoria Pódio. Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

O Ministério do Esporte (MEsp) publicou na última segunda-feira (17), no Diário Oficial da União, o edital de seleção para a categoria Atleta Pódio do Bolsa Atleta, referente ao ciclo 2025/2026. A categoria é a mais alta do programa e concede um benefício de 5 mil a R$ 15 mil mensais. Ela é destinada a atletas de alto desempenho com foco em resultados em competições internacionais. O programa é um dos maiores do mundo em patrocínio direto a atletas.

A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou a importância da continuidade do programa. “Acompanho com entusiasmo e alegria o lançamento deste edital que reafirma o compromisso de garantir condições adequadas para que nossos atletas possam competir e representar o Brasil no mais alto nível”, comemorou. A secretária lembrou que o programa é um mecanismo de apoio fundamental para o esporte de alto rendimento no Brasil.

O objetivo é garantir condições adequadas de treinamento e participação em competições para atletas que não possuem patrocínio. “A categoria Atleta Pódio do Programa Bolsa Atleta continua sendo uma referência na política de alto rendimento, ampliando oportunidades concretas de desenvolvimento e excelência”, afirmou.

A bolsa mensal é paga pelo governo do Brasil por um período de 12 meses e o valor é pago de acordo com a categoria, sendo a Pódio a que abrange os atletas com maior potencial e resultados em nível internacional.

Como se candidatar à categoria Atleta Pódio

A seleção para a categoria Atleta Pódio é feita por meio do edital e tem caráter diferenciado das demais categorias do programa (Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paralímpico). Os atletas interessados devem se inscrever dentro do prazo estipulado no edital, por meio da plataforma digital no o gov.br.

O sistema de inscrição estará disponível assim que o período de inscrições for aberto. Para acompanhar a recomendação é  acessar o Portal do Ministério do Esporte e buscar o  link direto. Os critérios de elegibilidade consideram, preferencialmente, atletas que estejam entre os 20 melhores do ranking mundial nas respectivas modalidades ou que tenham alcançado resultados de destaque em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Mundiais e Pan-Americanos ou Parapan-Americanos. Recomenda-se a leitura atenta do Edital nº 4/2025 para verificar todos os critérios específicos e a documentação necessária.

Confira os requisitos básicos para concorrer:

Estar em plena atividade esportiva e ter participado de competições de alto nível no ano anterior à inscrição.

Apresentar o plano esportivo anual, com o detalhamento das competições previstas para o ciclo da bolsa.

Estar vinculado a uma entidade de prática esportiva (clube ou academia).

Não receber salário ou qualquer tipo de remuneração de entidade de prática desportiva vinculada ao Sistema Nacional do Desporto ou de entidade de administração do desporto.

Fonte: Ministério do Esporte