Ministério do Trabalho e Emprego é premiado por serviços digitais focados no cidadão

Foto: Matheus Itacaramby / MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recebeu dois prêmios que refletem o compromisso com a gestão pública ética e com os trabalhadores e trabalhadoras, por meio de iniciativas em transformação digital desenvolvidas em 2025.

O MTE conquistou o 1º lugar na categoria Líder em Transformação Digital durante o III Fórum de Líderes dos PTDs. O reconhecimento, concedido pela Secretaria de Governo Digital (SGD/MGI), destaca a eficiência das entregas do Ministério no cenário de digitalização da Administração Pública federal.

O prêmio é reflexo de projetos estratégicos como o Crédito do Trabalhador, a assistente virtual Celeste, as plataformas Facilita e SIGFAT, além da modernização das Novas Redes de Conectividade, do Sistema de Qualificação e do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

Segundo o diretor do Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Heber Maia, o reconhecimento é fruto da integração estratégica do Ministério para desenvolver iniciativas que desburocratizam e otimizam os serviços prestados ao setor produtivo e à sociedade.

“O prêmio é o reconhecimento da excelência do corpo técnico do MTE, que compreendeu que a transformação digital não é digitalizar papel, mas redesenhar serviços com foco no cidadão. Confirma também que conseguimos modernizar a porta de entrada do MTE, consolidando uma estratégia de múltiplos canais onde os serviços estão integrados, acessíveis e simplificados”, completou.

As ações premiadas abrangem projetos estratégicos de modernização e infraestrutura, com destaque para:

  • IA e Atendimento: Criação da Celeste, solução de inteligência artificial para o cidadão;
  • Gestão Sindical: Reconstrução e migração do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES);
  • Parcerias Estratégicas: Coordenação do programa Crédito do Trabalhador junto à Dataprev, Serpro e Caixa Econômica;
  • Plataformas e Sistemas: Implantação do Facilita, do sistema SIGFAT e da plataforma do Seguro-Defeso;
  • Infraestrutura: Instalação da Nova Rede de Conectividade em 376 unidades do MTE.

Com a participação de 51 órgãos, o Fórum premiou as melhores práticas da Administração Pública em sete frentes, incluindo gestão e governança, qualidade de serviços, aplicativos e transformação digital.

Confira a lista dos premiados clicando aqui: link

Nota máxima em Integridade Pública pela CGU

O MTE obteve a nota máxima na Autoavaliação em Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), alcançando o Nível 3 – Pleno de Maturidade. Com 100% de aproveitamento nos 71 requisitos do Modelo de Maturidade (MMIP), o Ministério integra o restrito grupo de apenas cinco órgãos federais a atingir este patamar.

O resultado ratifica o compromisso da pasta com uma gestão ética e transparente, em total conformidade com o Decreto nº 11.529/2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (SITAI).

De acordo com o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MTE, Cláudio Py, “o reconhecimento da CGU é resultado de um trabalho coletivo e do esforço para fortalecer a cultura da integridade dentro do Ministério, ampliando a confiança da sociedade em nossas entregas e práticas administrativas”.

Em comunicado oficial, a CGU destacou o empenho do Ministério em institucionalizar a cultura da integridade e o cumprimento integral das diretrizes do modelo de maturidade. O reconhecimento reafirma o compromisso do MTE com uma administração transparente, ética e focada na geração de valor para a sociedade brasileira.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego