Entre os dias 21 a 23 de agosto, o Mercadão de Pinheiros se “instala” dentro do Distrito Anhembi, mas calma, esse é o nome dado ao “Mercadão da Agricultura Familiar” do Salão do Turismo. O espaço, que homenageia o icônico espaço gastronômico, conta com 69 expositores de todo o Brasil e é destinado para comercialização de produtos de produtores e agricultores familiares.
Distribuído em uma área de 4 mil m², o mercadão é uma oportunidade para que produtores rurais apresentem seus produtos a um público diversificado, fortaleçam a conexão com visitantes e realizem negócios com empresários do setor.
“É muito legal poder conhecer a cultura, história e os destinos do Brasil. Eu consegui experimentar coisas de todas as regiões e estou bem satisfeito com o que eu pude ver. Já até comprei chocolate, cachaça e mel. Se deixar, eu levo tudo”, brinca Jorge Pacheco, visitante do evento.
Entre prateleiras recheadas de cafés, bebidas, doces, chocolates e centenas de outros alimentos, o mercadão se destaca como uma grande vitrine daquilo que o Brasil tem de melhor, a nossa comida. E fortalecer a agricultura familiar, o agronegócio sustentável, a pesca e a aquicultura é uma das ações do Ministério do Turismo para desenvolver o Turismo Rural no Brasil.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo