Ministério do Turismo apoia evento que promove inclusão de pessoas com deficiência no turismo

Crédito: TRT Amazonas e Roraima

O turismo brasileiro está dando mais um passo em direção à inclusão. Até 30 de abril, o evento “Conexão Inclusiva” mobiliza empresas, profissionais e estudantes para ampliar a empregabilidade de pessoas com deficiência (PCDs) no setor turístico. A iniciativa é realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), o Ministério Público do Trabalho e o Programa Mais Acesso, com apoio do Ministério do Turismo (MTur).

O apoio do Ministério está dentro do Acordo de Cooperação Técnica (ATC) com a UEA, que tem como objetivo estabelecer esforços para colaboração de atividades voltadas à acessibilidade no turismo, assim como ao Turismo Responsável, com vistas a implementação de práticas responsáveis para o desenvolvimento do setor no Brasil.

O evento visa promover a diversidade no mercado de trabalho por meio de palestras, capacitações e ações de sensibilização. Além disso, a programação conecta empresas que oferecem vagas a profissionais com deficiência em busca de oportunidades.

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, reforça a relevância estratégica da iniciativa. “Esta ação contribui para fortalecer as políticas públicas de inclusão no turismo e avança no cumprimento de compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 8, sobre trabalho decente, e o ODS 10, que trata da redução das desigualdades”, pontua.

De acordo com a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero, a proposta do evento está diretamente alinhada aos projetos do ministério. “Essa ação é fundamental para ampliarmos a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho do setor turístico, promovendo um ambiente mais inclusivo e alinhado aos princípios de diversidade e sustentabilidade que defendemos”, afirmou.

Já o diretor do departamento de Qualificação, Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Aldo Valentim, faz um convite direto ao setor. “Convidamos as empresas do turismo a se engajarem nesta iniciativa, divulgando suas vagas e participando das capacitações. Um setor mais diverso e inclusivo é um setor mais forte”, destaca.

PALESTRA – Um dos destaques da programação é a palestra “Viagens que Transformam: Jessica Paula e o Caminho para um Turismo Inclusivo”, que ocorre nesta terça-feira (29.04), das 18h às 20h, na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Av. Leonardo Malcher, 1728 – 4º andar). O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Programa Mais Acesso no YouTube. A jornalista e viajante Jessica Paula, que já conheceu 38 países, compartilhará suas experiências e desafios como defensora do turismo acessível. Além de inspiradora, a palestra é uma excelente oportunidade de aprendizado para estudantes e profissionais do setor.

COMPROMISSO – O apoio ao “Conexão Inclusiva” soma-se a outras ações do MTur voltadas à acessibilidade, como a publicação do livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”, lançado recentemente durante a IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Acompanhe a transmissão do evento ao vivo. Acesse AQUI

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo