Ministério do Turismo confirma parceria estratégica para a Expo Xingu 2026

Reunião na ACIAPA discutiu ações voltadas ao desenvolvimento do turismo sustentável no Médio Xingu. Crédito: Aimée Balbi/MTur

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se neste sábado (06/09) com representantes da Associação Comercial e Industrial de Altamira (ACIAPA) para alinhar ações voltadas ao desenvolvimento do turismo sustentável e ao fortalecimento econômico do Médio Xingu.

Na ocasião, Sabino confirmou o apoio do Ministério do Turismo à Expo Xingu 2026, de 22 a 26 de outubro do próximo ano e que terá um evento de pré-lançamento no dia 30 de outubro de 2025, na sede da ACIAPA.

A Expo Xingu proporciona negócios, a qualificação de produtos e serviços e valorização cultural, com foco na atração de turistas, inovação e sustentabilidade.

Durante o encontro, o ministro Celso Sabino reforçou o suporte ao fortalecimento turístico local. “Eventos como a Expo Xingu contribuem fortemente para a movimentação de turistas na região e a geração de negócios, com fortes reflexos positivos na economia local e a na geração de emprego e renda à população”, frisou Sabino.

A edição 2026 da Expo Xingu terá como destaques o protagonismo de povos originários, ações de preservação ambiental, formações educacionais e sociais, o incentivo à economia criativa e a ampliação do turismo de base comunitária e rural.

Rafaelle Maria, assessora da ACIAPA, celebrou o apoio do Ministério do Turismo. “Esse evento vai mostrar a potência da região e gerar oportunidades para todos. Eu me sinto esperançosa e feliz por contar com esse apoio, que demonstra o compromisso do governo federal não só com o turismo, mas também com o crescimento econômico e social de Altamira e de toda a Transamazônica”, apontou Rafaelle.

A parceria entre o Ministério do Turismo, a ACIAPA e atores locais do segmento reafirma o compromisso com um turismo que valoriza a diversidade cultural, protege o meio ambiente e impulsiona o desenvolvimento regional no Médio Xingu.

Por Cíntia Luna

Assessoria de comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo