O Ministério do Turismo está convidando o Conselho Nacional de Turismo (CNT) para mapear produtos e experiências turísticas que poderão ser promovidos durante a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30). Os membros da sociedade civil representativa do setor poderão indicar iniciativas para essa promoção. A chamada “COP da Floresta” será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).
As instituições interessadas devem preencher o formulário de indicação disponível AQUI, até o dia 04 maio de 2025.
A seleção, que valoriza a cultura e a biodiversidade nacional, também tem potencialidade para ampliar o fluxo turístico, nacional e internacional, a partir da visibilidade proporcionada pelo evento global. As indicações serão fundamentais para a construção de uma estratégia conjunta de promoção turística alinhadas ao compromisso nacional com a sustentabilidade, como enfatiza o ministro do Turismo, Celso Sabino.
“As indicações vão permitir que o mundo conheça, de perto, o Brasil que promove o turismo sustentável, valoriza a cultura local e protege o meio ambiente. A COP30 é uma oportunidade histórica de mostrar que o turismo é parte da solução para os desafios climáticos e um vetor de desenvolvimento para as comunidades”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A ação faz parte do Plano de Atividades do MTur para a COP30 e tem como objetivo identificar experiências alinhadas às temáticas do evento e ao perfil dos participantes, proporcionando vivências únicas e representativas dos diversos destinos brasileiros.
A Conferência será uma oportunidade única do Brasil evidenciar seu protagonismo nas questões ambientais e climáticas, além de promover a potencialidade do país como destino turístico, com ênfase no Turismo Cultural, no Ecoturismo e no Turismo de Base Comunitária, complementa Celso Sabino.
“A cidade de Belém, o estado do Pará e toda a região amazônica estarão em destaque nos dias da COP, não só para os mais de 50 mil participantes do evento, mas também os que estarão acompanhando de longe, já que a Conferência será divulgada em todo o mundo”, reforça o ministro.
As propostas podem ser enviadas das seguintes formas:
• Até 15 produtos para a cidade de Belém, cidade-sede da Conferência;
• Até 15 produtos para outras cidades do estado do Pará;
• Até 6 produtos para os estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins);
• Até 3 produtos para as demais unidades da federação.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com o Ministério do Turismo por meio do telefone (61) 2023-7217 / 7159 ou pelo e-mail: [email protected].
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo