Nesta quarta-feira (13.08), o secretário executivo adjunto do Ministério do Turismo, Sandro Serpa, representou a Pasta na abertura da edição de agosto do Fórum Interconselhos, evento organizado em Brasília (DF) pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
O Fórum Interconselhos tem a missão de reunir periodicamente representantes dos diversos conselhos nacionais e entidades representativas da sociedade civil para proporcionar a colaboração dos grupos na construção e no monitoramento da execução dos Planos Plurianuais (PPA).
O secretário Sandro Serpa apontou benefícios do diálogo. “A participação social é um pilar fundamental da democracia e uma ferramenta indispensável para a construção de políticas públicas eficazes, sustentáveis e inclusivas”, destacou Serpa.
Além das políticas de participação social nos territórios brasileiros, esta edição do encontro aborda temas como a atuação da sociedade civil na COP30 de 2025, em Belém (PA), e o relançamento da plataforma digital Brasil Participativo, ferramenta que permite a participação popular na definição de políticas públicas.
O Fórum segue até esta quinta-feira (14.08), com a presença de representantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT), indicados pelo Ministério do Turismo. São eles: Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil; Regis Portari, da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE); Renato Rabelo, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); Marta Feitosa, da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Solange Barbosa, do Coletivo Muda!; Luana Emmendoerfer, da Rede Brasileira de Observatórios do Turismo (RBOT); e Paulo Trados; da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
PARTICIPAÇÃO – A reinstalação e a ampliação do Conselho Nacional de Turismo (CNT), desde 2023, é um exemplo do compromisso do Ministério do Turismo com a participação social. A reativação do CNT envolveu a inclusão de novos segmentos da sociedade civil, garantindo que as diretrizes do turismo reflitam as necessidades e as perspectivas de todos os atores do setor.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo