Ministério do Turismo participa de operação contra exploração sexual infantil com foco na COP30

Imagem: Freepik

O Ministério do Turismo desembarcou nesta segunda-feira no Pará para participar da Operação Curupira Mirim, iniciativa que integra o Plano de Atividades da COP30 e tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

No contexto dos Diálogos para a COP30, a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável, Carolina Fávero, faz parte da comitiva do governo federal e participará de seminários de sensibilização em municípios paraenses, apresentando o Código de Conduta Brasil e o Movimento Turismo que Protege, inicitivas do Ministério do Turismo. A agenda inclui visitas a hotéis e bares de Soure, Salvaterra e Ilhas do Combú e Outeiro.

Operação Curupira Mirim – Ação integrada que reúne o Ministério do Turismo, os Ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos e Cidadania, além da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP/PA) e demais parceiros. O objetivo é fortalecer a rede de proteção à infância por meio de ações de sensibilização, fiscalização e capacitação para prevenir e enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Código de Conduta Brasil – Instrumento de livre adesão que busca sensibilizar e engajar empresas e prestadores de serviços turísticos quanto à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. Saiba mais sobre o código clicando AQUI.

Movimento Turismo que Protege – Ampla mobilização nacional que articula diferentes atores do ramo e da sociedade para a promoção e a defesa dos direitos infantojuvenis no contexto das viagens e do turismo. Clique AQUI para acessar o site do movimento.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo