
Entre os dias 25 e 28 de novembro, o auditório do Ministério do Turismo, em Brasília (DF), será um dos palcos do IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO (IX ECRIATIVA). Com o tema central “Territórios Criativos do Brasil para o Mundo”, o evento reunirá gestores públicos, especialistas nacionais e internacionais e representantes das 15 cidades brasileiras que integram a rede da UNESCO para discutir como a criatividade pode atuar como um motor estratégico do desenvolvimento urbano, econômico e social do país.
Organizado pelo Instituto ACDF (Associação Comercial do Distrito Federal), o encontro busca fortalecer as redes colaborativas e articular políticas públicas que integrem os campos criativos, a exemplo do design, da cultura, da sustentabilidade, da inovação e do turismo. O evento servirá de plataforma para gerar novos negócios, parcerias e ampliar a visibilidade internacional do Brasil como um destino turístico criativo.
“Nossa imensa diversidade cultural em ativos turísticos gera emprego, renda e inclusão social. As Cidades Criativas são exemplos vivos de como a inovação pode renovar destinos, oferecer experiências únicas aos visitantes e promover o desenvolvimento sustentável em nossos territórios”, destaca o ministro do turismo, Celso Sabino.
A programação contará com a presença de autoridades como Denise Bax, secretária da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), entre outras. Estão previstos painéis envolvendo representantes do Governo do Brasil, incluindo os ministérios do Turismo, da Cultura e das Relações Exteriores; lançamentos de livros, exposições interativas e debates sobre sustentabilidade e o futuro das cidades criativas.
TURISMO E ECONOMIA CRIATIVA – O Ministério do Turismo atua para fortalecer a economia criativa no Brasil por meio do desenvolvimento de políticas públicas, investimentos em projetos culturais e turísticos e da criação de programas que valorizam o potencial de cada território. Essa atuação visa a gerar emprego e renda, impulsionar o desenvolvimento local e promover a cultura e o turismo sustentável, conectando as duas áreas para criar experiências turísticas mais ricas e autênticas.
De modo a estruturar as ações, o órgão instituiu a Câmara Temática de Competitividade, Inovação e Pesquisa no Turismo, que trabalha a pauta da economia criativa no âmbito do ministério, com foco em fortalecer iniciativas e construir políticas públicas específicas ao setor. Além disso, a Pasta promove a qualificação profissional, capacitando as comunidades locais para que possam explorar seu potencial criativo e turístico por meio de experiências memoráveis e de forma sustentável.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

