O Governo do Brasil dá mais um passo na construção do planejamento de longo prazo da infraestrutura de transportes do país. Nesta quinta-feira (18), o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, apresenta a Avaliação Estratégica do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050.
O documento consolida o diagnóstico do cenário atual do sistema de transportes brasileiro, com a identificação de problemas, deficiências e oportunidades. O trabalho foi desenvolvido a partir de um amplo processo de participação social durante todo o ano de 2025, que incluiu consultas públicas, encontros técnicos realizados nas cinco regiões do país e pesquisas qualitativas com o setor produtivo.
Durante o evento também será assinada uma portaria que abre consulta pública para ouvir a sociedade sobre a Avaliação Estratégica do PNL 2050, apresentada nesta quinta.
O PNL 2050 integra o Planejamento Integrado de Transportes (PIT) e tem como um de seus princípios a busca por uma matriz de transportes mais equilibrada, com incentivo à intermodalidade e à utilização de modos de maior eficiência operacional e econômica.
Também participam do evento a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse; o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé França e a secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Angelis.
Cobertura de imprensa
Não há necessidade de credenciamento prévio para jornalistas interessados na cobertura do evento.
Serviço
Lançamento da Avaliação Estratégica do Plano Nacional de Logística 2050
Data: Quinta-feira, 18 de dezembro
Horário: 10h
Local: Auditório da Confederação Nacional do Transporte (CNT) – Edifício Clésio Andrade, SAUS Q.1 – Bloco J – Brasília/DF
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes


