A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Duek, visitou nesta quarta-feira (7) a estrutura montada para a Semana do Trabalhador, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Ela foi recepcionada pelo secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Chico Macena, e percorreu os espaços do evento, que oferece serviços e orientações à população, além de ações voltadas à valorização do trabalho.
Esther visitou o posto de atendimento do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal, instalado em frente ao MTE, onde são realizados até 80 atendimentos por ordem de chegada para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ministra conversou com os cidadãos que aguardavam pelo serviço e reforçou os benefícios do novo documento.
“A Carteira de Identidade Nacional é superimportante, porque no Brasil a gente não tinha uma carteira unificada”, afirmou a ministra. “A gente tinha 27 possibilidades diferentes de carteiras de identidade, uma por estado, e isso gerava um problema grande de fraudes. Agora, temos um documento único e extremamente seguro”, afirmou.
Segundo ela, a CIN é resultado de uma parceria entre o governo federal e os estados, e a emissão cabe às polícias civis estaduais. “Você vai poder emitir a carteira no seu estado e ela vai valer no Brasil inteiro. O número será o seu CPF, e o documento terá biometria, o que garante que ‘você vai provar que você é você’ — e evitar qualquer tipo de fraude em seu nome.”
A ministra também detalhou a evolução da adesão ao novo modelo. “A nossa ideia é que neste ano a gente atinja 70 milhões de carteiras emitidas. Esta semana já ultrapassamos a marca de 25 milhões”, disse. “Hoje são cerca de 1,7 a 2 milhões de emissões por mês, e a meta é chegar a 4 milhões mensais. Para o ano que vem, queremos alcançar 130 milhões, atingindo mais da metade da população brasileira.”
Esther destacou o envolvimento direto do presidente Lula no projeto: “Esse é um compromisso do presidente, que já defendia a carteira unificada desde o seu primeiro mandato. Agora estamos conseguindo concretizar isso com o apoio essencial dos estados”, ressaltou.
O novo documento agrega informações complementares, como:
· Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
· Número de Identificação Social (NIS)
· Cartão Nacional de Saúde
· Título de eleitor
· Comprovante de tipo sanguíneo
Para solicitar a nova CIN, é necessário apresentar CPF e certidão de nascimento. A carteira segue um padrão nacional, com QR Code e mecanismos de segurança que garantem a integridade e autenticidade dos dados.
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), responsável pela coordenação da CIN, também trabalha na integração do documento a outros sistemas públicos, o que facilitará o acesso do cidadão a diversos serviços. “A nova identidade vai melhorar a experiência do cidadão, facilitar a vida de quem precisa acessar serviços públicos e ainda servirá de base para o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial”, concluiu a ministra.